Prefeitura pode decretar toque de recolher em 6 bairros de Cuiabá; saiba quais

Fonte:

Após receber relatório técnico da equipe de monitoramento, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, anunciou nesta terça-feira (14) que estuda a possibilidade de implantar o toque de recolher em seis bairros da Capital. De acordo com o gestor, o documento aponta que os bairros Pedra 90, Porto, Dom Aquino, Tijucal e CPA II e IV são os que mais apresentam índice de desrespeito à quarentena.

O isolamento social foi uma das medidas adotadas pelo Município como forma de combate a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Conforme o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) o isolamento, alinhado com a higienização, é a principal maneira de conter o contágio. Todavia, segundo Pinheiro, parte da população ainda não se atentou para a gravidade da situação.

“Sinto que a maioria está envolvida e preocupada, buscando da sua maneira colaborar. Mas, para evitar problemas pontuais, medimos semanalmente o comportamento da cidade, por bairros que mais descumprem a quarentena, para podermos avaliar a necessidade do toque de recolher”, explica o prefeito.

Matéria continua após a publicidade

O chefe do Executivo municipal destaca que ainda não foi detectada a necessidade de implantação do toque de recolher em toda a cidade. Ele reforça que a possibilidade de aplicação da medida é avaliada seguindo os apontamentos dos relatórios semanais elaborado pelas secretarias de Ordem Pública, Mobilidade Urbana e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável.

“Vamos mais uma vez fortalecer o trabalho orientativo, colocar carros de som nas ruas. No entanto, se ao longo dessa semana essas comunidades não se enquadrarem dentro do isolamento social, em defesa da saúde, então poderemos decretar a adoção dessa medida. Os técnicos fizeram o relatório e recomendaram o toque de recolher. No próximo relatório, me apresentarão também de que forma isso será feito, caso não haja uma melhoria”, pontua Pinheiro.