Prefeitura interditará via e dará tendas e cadeiras para pessoas na fila da Caixa

Fonte:

Diante das aglomerações em agências bancárias, o prefeito Emanuel Pinheiro finalizou, na manhã desta terça-feira (5), no Palácio Alencastro, juntamente com o superintendente da Caixa Econômica Federal em Mato Grosso, José Antônio da Silva, um Plano de Ação para atendimento.  Com isso, será disponibilizado cadeiras, tendas, distribuição de água para aqueles que vão em busca do auxílio emergencial de R$ 600.

Para garantir a organização e o distanciamento necessário para evitar a disseminação do novo coronavírus, a Prefeitura também irá realizar a interdição de vias (em horários delimitados) para acomodação das pessoas. Já a Caixa vai manter o atendimento interno e externo, além de cumprir as medidas relativas à biossegurança.

Em Cuiabá, do total de agências da Caixa que efetuam o pagamento do auxílio emergencial, três delas são consideradas mais críticas e por conta disso, terão prioridade nessa semana. São elas: agência Avenida Barão de Melgaço (Bom Jesus de Cuiabá) Centro Norte; agência Morada do Ouro – na Avenida Brasil, e a agência do Coxipó, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, bairro Jardim Petrópolis.

Nas demais, o plano de ação começa na próxima semana, são elas; agência na Rua 13 de Junho – Centro Sul; Historiador Rubens de Mendonça – bairro Araés (Ao lado do Procon); Avenida Edgar Vieira, bairro Boa Esperança (anexo UFMT) ; Avenida José Monteiro de Figueiredo, bairro Duque de Caxias, Historiador Rubens de Mendonça, bairro Jardim aclimação (ao lado da Kadri).

As Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana e de Ordem Pública prepararam o Plano de Ação que consiste em organizar as filas – mantendo a distância de 1,5 metros -;implantação de tendas para maior comodidade dos usuários; interdição de vias a fim de priorizar a logística para os usuários.


Foto: Luiz Alves

“Todas as cidades de médio e grande porte estão passando por isso, mas Cuiabá tem que fazer a diferença, estou preocupado com à população cuiabana e não posso aceitar, como prefeito, essa situação como normal. Por isso, vamos interditar algumas ruas e vias, adotar o uso de tendas e cadeiras e garantir o melhor atendimento possível”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

A Caixa Econômica ficará na responsabilidade de manter o atendimento interno e externo, orientando e esclarecendo, distribuindo senhas, adentrando os clientes para a agência e além de cumprir as medidas dos decretos municipais de higienização, uso obrigatório de máscaras para os clientes e servidores além da desinfecção dos equipamentos eletrônicos e tudo aquilo que os decretos determinam nesse período de combate ao novo coronavirus.

“Estamos atendendo uma recomendação do Ministério Público Federal através do Procurador-Chefe do Ministério Público Federal, Gustavo Nogami e também do Ministério Público Estadual, através do Procurador-Geral de Justiça, José Antônio Borges, que estamos aqui principalmente fazendo nosso dever em bem tratar a população cuiabana. Dessa forma, determinamos a formulação de uma Plano de Ação para os bancos. Nas próximas semanas, em que cerca de 150 mil cuiabanos receberão o auxílio garantiremos um atendimento mais digno, com distanciamento controlado até voltarmos a normalidade”, concluiu o prefeito.

Na semana passada, a fiscalização autuou uma agência bancária que manteve mais de 700 pessoas aglomeradas em frente a uma unidade instalada na rua Barão de Melgaço.

A partir das notificações e autuações lavradas pelos fiscais da Prefeitura aos bancos, as instituições podem sofrer restrições, além de pagar multas, que poderão ser diárias. O trabalho da fiscalização foi intensificado e durante toda a semana a Sorp continuará acompanhando o funcionamento dos bancos, bem como, todos os estabelecimentos comerciais.

No decreto n° 7892/2020, o prefeito pontua  que todos os estabelecimentos descritos devem dar total publicidade das regras e recomendações de biossegurança, com enfoque principal à necessidade de manter distanciamento entre as pessoas, por meio de cartazes ou painéis explicativos que devem estar bem visíveis e distribuídos nas áreas de operação das respectivas atividades.

Também estiveram presentes na reunião o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo; de Fazenda, Antônio Roberto Possas de Carvalho; e o secretário adjunto de Fiscalização, Benedito Alfredo Granja.

Fonte: Olhar Direto