Oferecer condições para que a população residente na zona rural consiga, de forma decente e segura, ter garantido o acesso ao perímetro urbano da Capital é um dos compromissos do município. E essa é a proposta que a Prefeitura de Cuiabá tem levado para diversas comunidades, por meio do programa de construção de pontes de concreto. Tomando como ponto de partida a Ecoville II, a ação de infraestrutura segue avançando e atendendo diferentes localidades. É o caso, por exemplo, da nova estrutura que está sendo edificada sobre o Rio Paciência, na região do Coxipó de Ouro.
No local, o município está trabalhando, há cerca de 90 dias, no levantamento de uma ponte com mais de 36 metros de extensão e pelo menos quatro metros de largura. A iniciativa atende a uma demanda de dezenas de famílias que habitam na região e que encontram dificuldade para atravessar o rio, principalmente durante o período chuvoso. O processo de construção tem o prazo estipulado de 540 dias para ser concluído e conta com o empenho de mais de 20 operários, que neste momento atuam na fase de execução da superestrutura.
Ao todo, a obra está recebendo o investimento de mais de R$ 680 mil, sendo uma parte oriunda do próprio município e outra arrecadada via Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). Paralelo à edificação no Rio Paciência, a Prefeitura de Cuiabá também trabalha na construção de uma estrutura sobre o Rio Bandeira e ainda deve entregar, nas próximas semanas, outra no Monjolo, localizada na região do Distrito do Aguaçu. Além dessas, pelo menos outras duas pontes ainda serão construídas, até 2020, nas seguintes localidades: Rio Aricázinho – Estrada Comunidade dos Médicos e Rio dos Médicos – Estrada Comunidade dos Médicos.
Outras ações
No intuito de solucionar problemas referentes às travessias existentes sobre rios e córregos da zona urbana e, principalmente, no perímetro rural da Capital, a Prefeitura de Cuiabá deu seguimento, ainda em 2017, a um grande plano de atuação para reforma, substituição e construção de novas estruturas em diversas comunidades. As intervenções nas edificações fazem parte do planejamento de trabalho do Executivo, a fim de promover a melhoria na infraestrutura viária em todas as regiões do município.
Levando em consideração as especificidades de cada comunidade, o corpo de engenharia técnica da Secretaria de Obras Públicas conseguiu mapear as demandas mais urgentes e atender de forma efetiva cada uma delas. Dessa forma, de janeiro de 2017 a julho deste ano, foram realizadas 14 reformas em pontes de madeira, a construção de duas novas pontes, sendo uma de madeira e outra de concreto, além da substituição de 12 pontes de madeira por Bueiro Duplo Celular, Bueiro Simples Celular, Bueiro Duplo Tubular, Bueiro Simples Tubular e Bueiro Triplo Tubular.
Fonte: Folhamax