A Prefeitura de Cuiabá realizou na manhã desta sexta-feira (26), no auditório da Loja Maçônica localizada no bairro Ribeirão do Lipa, uma audiência publica para apresentação do Estudo e Relatório de Impacto de Vizinhança (EIV e RIV), das obras do novo Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Alan Resende Porto, explicou que a audiência pública foi convocada para que diante das grandes modificações que a obra já está trazendo para a região, em especial em relação mobilidade urbana, a população pudesse acrescentar suas sugestões e tirar duvidas em relação ao empreendimento, seus impactos e as ações mitigadores que estão e serão adotadas.
“O próximo passo para que possamos consolidar o Estudo e o Relatório de Impacto de Vizinhança, será a aprovação desses documentos junto ao Conselho de Desenvolvimento Estratégico”, explicou o secretário.
Alan Porto disse que esperava uma participação maior da população já que houve uma ampla divulgação da audiência pública, por meio de carros de som, publicação na mídia e encaminhados convites para lideranças comunitárias e presidentes de bairros da região.
Em relação às sugestões levantadas pela população, praticamente todas ligadas a melhorias na sinalização do bairro e implantação de equipamentos urbanos como abrigos e novas linhas de ônibus, novas vias de acesso entre outras, todas serão encaminhadas a câmara técnica da Prefeitura para analise.
O presidente da Associação de Moradores do Ribeirão do Lipa, Benedito Anunciação, os moradores reivindicam neste momento principalmente a melhoria na sinalização do bairro.
“Apesar de neste momento a população sentir o impacto negativo das obras, em especial em relação à sinalização e linhas de ônibus, sabemos que com a construção do novo pronto socorro trará benefícios a comunidade. Esperamos que o novo pronto socorro não fique de costas à região daí a necessidade de outros acessos alternativos”.
O que é
O Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) e o Relatório de Impacto de Vizinhança (RIV), são dois documentos distintos que têm por finalidade produzir uma análise minuciosa e objetiva dos impactos e efeitos causados no entorno de qualquer empreendimento que apresente uma estrutura física capaz de modificar a paisagem e também as medidas mitigadoras de tais impactos.
Acompanharam a audiência pública lideranças comunitárias, presidentes de associações de moradores, representantes do Ministério Público Estadual, Associação dos Arquitetos do Brasil, CAB Cuiabá, Camara Municipal de Cuiabá e moradores de bairros da região.