Prefeito registra B.O. contra notícias falsas sobre vacinas e cita pânico de idosos

Fonte:

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) esteve na sede da Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos, na região central de Cuiabá, para registrar um boletim de ocorrência, denunciando a propagação de notícias falsas, que gerou congestionamento e até a suspensão na agenda de vacinação contra a covid-19, no município.

A notícia falsa sobre um calendário de vacinação acarretou em mais de um milhão de acessos ao site de cadastramento em 24 horas, fugindo da normalidade de 17 mil acessos neste mesmo período.

Os acessos vieram de todas as partes do mundo, principalmente, de países como a Nigéria e Estados Unidos da América (EUA) e demais estados do Brasil, como Goiânia, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rio Grande do Norte e São Paulo, causando pane no sistema e prejudicando o cadastramento das pessoas.

“Fiz um B.O., formalizei um ofício e tive o apoio do presidente da Câmara. Anexamos ao boletim, matérias veiculadas pela mídia, que deram uma repercussão nacional. Bem como relatórios parciais do sistema do cadastramento da prefeitura. Não faço ideia de quem foi, mas quero que os responsáveis sejam identificados e responsabilizados com todo o rigor da lei”, disse o chefe do Executivo municipal ao sair da delegacia.

No boletim de ocorrência registrado pelo prefeito, ele relatou aos policiais que as notícias falsas espalhadas nas redes sociais, causaram tumulto generalizado de cidadãos desinformados no centro de vacinação, de maneira que prejudicou todo o sistema.

Um inquérito será aberto para identificar as pessoas responsáveis por divulgarem as notícias falsas.

Fonte: O Bom da Notícia