Joedson Almeida dos Santos, prefeito de Centro Novo Maranhão (MA), foi um dos presos na tarde de quarta-feira (12), em Confresa (1.160 km a nordeste de Cuiabá), por envolvimento em extração e transporte ilegal de ouro e minérios. A ação foi realizada pela Polícia Militar, durante uma fiscalização de trânsito na MT-430, em apoio à Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT).
Durante a abordagem, os suspeitos apresentaram informações contraditórias sobre origem e destino da viagem. Por fim, o prefeito, que já possuía passagem policial por extração irregular de recursos minerais da União, revelou que estavam vindo de uma região de garimpo, na cidade de Paranaíta.
Diante da suspeita, os militares iniciaram vistoria minuciosa no carro e localizaram sacolas contendo materiais terrosos semelhantes a minérios e uma com fragmentos de ouro.
Também foram encontradas notas fiscais de outras compras e de consumo de combustível, celulares, aparelhos eletrônicos e cinco rádios comunicadores e uma agenda contendo informações e lista de materiais de extrações de minérios em idioma indígena, sinalizando que as retiradas poderiam ocorrer em território indígena.
Os suspeitos foram conduzidos para a Delegacia de Confresa, com todo o material apreendido, para registro da ocorrência e demais providências. As sacolas apreendidas foram encaminhadas para Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) para a perícia necessária e confirmação sobre os tipos de minérios transportados. (Gazeta Digital)





