Por décadas, Praça Alencastro foi o ‘point’ da vida social de Cuiabá

Fonte:

Primeira praça pública de Cuiabá, a Alencastro, ao longo de muitas décadas, chamada antes de Jardim Público, teve grande importância na vida social de Cuiabá, pois era o lugar onde as famílias se reuniam para conversar e contar as novidades do Brasil e do mundo, que eram muito difíceis de chegar por estas bandas antes dos revolucionários telégrafos instalados pelo marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, do telefone, do avião e do telex.

A praça foi palco de encontro de jovens namorados, de shows artísticos, de retretas da banda do 16º BC, de tocatas de mestre Inácio, nos finais de semana e datas cívicas. Até a década de 70, a Praça Alencastro tinha uma atração que empolgava multidões, principalmente crianças: a Fonte Luminosa.

Instalada em 1965, na administração de Vicente Emílio Vuolo, o sobe-desce das águas encantava famílias inteiras que ficavam nas suas imediações para desfrutar das gotículas de água fria coloridas por luzes que amainava a temperatura das tardes-noites calorentas dos sábados, domingos e feriados de Cuiabá.

Nome da praça é uma homenagem ao presidente da Província, coronel José Maria de Alencastro, que enfrentou grande resistência para construí-la

Esse logradouro público que teve importante papel na vida de Cuiabá, é uma homenagem ao presidente da Província de Mato Grosso, coronel José Maria de Alencastro, que assumiu o cargo em 31 de maio de 1881 e enfrentou grande resistência quando decidiu construir a praça.

Fonte: Nélson Severino