Por causa de fake news e negacionismo, MT pode doar vacinas para outros estados

Fonte:

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, declarou nesta terça-feira (16) que considera o negacionismo à pandemia do coronavírus e a disseminação de fake news o maior desafio a ser superado para estimular pais e mães a autorizar vacinas ao público infantil. A declaração foi dada em entrevista à imprensa após uma visita técnica ao Hospital Central de Cuiabá.

“Apenas 15% do público infantil, de cinco a 11 anos, foram vacinados em Mato Grosso. É um índice baixo. Infelizmente, o ritmo é lento por conta do negacionismo e fake news que convencem muitas pessoas do contrário. Eu e os secretários municipais de saúde temos que nos desdobrar para convencer a população adulta e os pais a se vacinarem, incluindo as crianças que dependem de autorização da família”, disse.

De acordo com Figueiredo, o governo do Estado foi obrigado a ampliar a capacidade de armazenamento de vacinas para distribui-la aos 141 municípios. Porém, como a procura pela vacina ainda não atingiu niveís satisfatórios nos municípios, existe a possibilidade até de ter que ceder vacina a outros Estados.

“Fizemos uma ampliação substancial para armazenagem. Tivemos que comprar freezers com -180 graus para armazenar vacinas e precisamos diminuir esse estoque. As datas de vencimento não estão próximas, mas, se continuar neste ritmo podemos até doá-las para outros Estados”, avisou.

Questionado se o excesso de vacinas em estoque poderia facilitar a expansão da quarta dose da vacina contra a Covid-19 para aqueles que já cumpriram as três doses, o secretário Gilberto Figueiredo informou que está desautorizado a tomar essa medida. “Nós tínhamos essa intenção inicial, mas o Ministério da Saúde divulgou uma norma proibindo qualquer Estado de adotar essa medida. Vamos aguardar qual decisão poderá ser adotada mais à frente”, destacou.

SUPERCOPA E GUSTTAVO LIMA

Com relação aos eventos de grande porte que estão programados para ocorrer em Cuiabá, que é a partida válida pela Supercopa do Brasil, Flamengo x Atlético MG, neste domingo e o show do cantor sertanejo Gustavo Lima, no dia 19 de março, ambos na Arena Pantanal e com público estimado em ser superior a 30 mil pessoas.  “Não é prudente neste momento, mas a expectativa é que nestes eventos se adotem as normativas elencadas para cumprir as exigências sanitária fixadas pelas autoridades”, destacou.

Fonte: Folhamax