Popular no pantanal mato-grossense, a capivara foi anunciada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), nesta sexta-feira (5), como mascote oficial da Copa América Brasil 2019. Torcedores poderão escolher o nome dela.
O animal que também é visto com frequência em diferentes pontos de Cuiabá representará a principal competição entre seleções dos países sul-americanos. A professora aposentada Maria do Livramento, 54, já se deparou com uma delas enquanto caminhava no Parque das Águas. Ela destaca que escolher a capivara como símbolo do campeonato promove a valorização de espécies locais.
“A população está feliz por ser este o animal escolhido da fauna pantaneira no ano em que Cuiabá celebra os seus 300 anos. É motivo de muita honra e alegria ao povo cuiabano. Além disso elas são animais super amigáveis”, afirma.
Na capital, as capivaras além de “invadiram” pistas de caminhadas em parques, elas aparecem repentinamente em regiões de mata e próximo a condomínios, o que desperta a curiosidade dos cuiabanos. A popularidade do animal foi reconhecida pela federação que em nota destacou o mascote como seres “amigáveis e presentes no continente” e “é conhecida por ser a mais sociável e por conviver, pacificamente, com outras espécies ao seu redor”.
A entidade afirmou ainda que os torcedores poderão escolher o nome para a Capivara por meio de uma votação que ocorrerá através dos perfis @copaamerica nas redes sociais Facebook e Twitter até o dia 12 de abril. As opções são: Capibi ou Zizito.
A Copa América será realizada entre 14 de junho e 7 de julho, em cinco sedes (Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo) e contará com a participação de 12 seleções. O Brasil vai estrear no dia 14 de junho, contra a Bolívia, às 21h30, no estádio do Morumbi, em São Paulo
Fonte: Gazeta Digital