Policiais militares são suspeitos de participar de tentativa de chacina

Fonte:

Dois policiais militares estão entre os suspeitos de participar de uma tentativa de chacina registrada no município de Rondonópolis, na madrugada da quarta-feira (27.12). O caso é investigado pela Polícia Civil como crime de ódio e o comandante-Geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Mendes, confirmou que os dois já foram identificados e também já foram adotadas medidas disciplinares.

Desde a madrugada do crime a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Rondonópolis realiza diligências para esclarecer a autoria e motivação dos homicídios consumados e tentados contra quatro pessoas em situação de rua. Segundo a Polícia Civil, algumas testemunhas que estavam no local já prestaram depoimento, além de outras diligências realizadas para identificar o veículo e autores dos disparos que vitimaram quatro homens.

O coronel Alexandre Mendes emitiu nota confirmando que a Polícia Militar apoia as investigações. “Ao tomar conhecimento da participação de dois policiais militares nos bárbaros homicídios em Rondonópolis dias atrás, nosso sentimento é de desgosto e zelo pela tropa que não se confunde com tais práticas. Dessa forma, temos a informar que a PMMT toma desde já todas as providências na direção de responsabilizar os envolvidos em sede disciplinar. Ressaltamos ademais que ambos foram devidamente identificados, e que, nesta hora, a investigação da Polícia Civil conta irrestritamente com todo nosso apoio”.

As quatro vítimas foram identificadas como: Odinilson Landvoigt de Oliveira, 41 anos e Thiago Rodrigues Lopes, 37 anos, que foram a óbito ainda no local; e Oziel Ferle da Silva, 35 anos e William Pereira de Oliveira Filho, 25 anos, socorridos pelo Samu com vida e encaminhados ao Hospital Regional de Rondonópolis.

De acordo com as primeiras informações, uma equipe policial foi acionada na Avenida Bandeirantes no meio da madrugada, após pessoas serem alvejadas por disparos de arma de fogo em frente ao Centro de Atendimento à População em Situação de Rua. No endereço, a equipe do Samu constatou o óbito da vítima Odinilson Landvoigt e as outras duas vítimas Oziel e William feridas, que foram socorridas para atendimento médico.

Segundo pessoas que frequentam o local, um veículo modelo Land Rover, de cor escura, passou pelo local e os ocupantes fizeram diversos disparos aleatórios contra as pessoas que dormiam no local. Minutos depois, a equipe policial foi comunicada que outra pessoa foi alvejada na entrada da Vila Canaã, onde foi confirmado o óbito de Thiago Rodrigues Lopes.

Nota à imprensa

Exaltar como fazemos o trabalho honrado da esmagadora maioria de policiais militares não nos poupa o dever, em ocasiões como esta, de constatar a existência nefasta de uma minoria que conspurca a farda que enverga. Ao tomar conhecimento da participação de dois policiais militares nos bárbaros homicídios em Rondonópolis dias atrás, nosso sentimento é de desgosto e zelo pela tropa que não se confunde com tais práticas. Dessa forma, temos a informar que a PMMT toma desde já todas as providências na direção de responsabilizar os envolvidos em sede disciplinar. Ressaltamos ademais que ambos foram devidamente identificados, e que, nesta hora, a investigação da Polícia Civil conta irrestritamente com todo nosso apoio. Por fim, assevero que a Corregedoria da PMMT através dos procedimentos cabíveis dará a pronta resposta à sociedade mato-grossense, em vista da Vida, bem-maior que defendemos e dos policiais militares que fazem jus a esse propósito.

Alexandre Mendes – Cel PM
Comandante-Geral da PMMT