A Polícia Civil de Santa Catarina, em parceria com policiais civis da delegacia de estelionatos de Mato Grosso, deflagrou, na manhã desta quarta-feira (10), a “Operação Novo Número”, que investiga suspeitos de praticarem crimes de estelionato e associação criminosa. Ao todo são cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em Cuiabá.
A operação foi deflagrada com base em investigações da Delegacia de Defraudações (DEIC) de Santa Catariana, que tiveram como foco a apuração de golpe do falso perfil de WhatsApp, em que o suspeito se passou por filho da vítima para solicitar a transferência de valores.
Durante as investigações, foi identificado que o grupo criminoso envolvido nos golpes entravam em contato com as vítimas, residentes em diversos estados da Federação e, passando-se por familiares, solicitavam transferências de valores.
A primeira fase da operação dá cumprimento a mandados de busca e apreensão com foco na apreensão de elementos que permitam identificar os responsáveis pelo contato com as vítimas, sendo priorizada a chamada primeira camada, que seriam os responsáveis pelas aberturas das contas bancárias onde eram recebidos os valores transferidos pelas vítimas.
Participaram da operação policial 40 policiais civis de Mato Grosso e seis policiais civis de Santa Catarina. (HNT)