Para contrariar um provérbio árabe conhecido “quem planta tâmaras, não colhe tâmaras”, um casal de produtores colheram uma safra de tâmaras após 4 anos de plantio em uma propriedade de 5 hectares em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá.
A tamareira (Phoenix dactylifera L.) é uma das frutas mais importantes do Oriente Médio e do Norte da África. No Oriente Médio, a planta demora cerca de 80 a 100 anos para dar os primeiros frutos. A sua carne ou polpa tem baixo teor de gordura e proteína.
Os produtores Angela Nascimento e Michel Antônio Pinheiro contaram que possuem mais de 200 plantas na propriedade e praticam o cultivo de tamareiras há 4 anos. Por ser uma planta exótica, o clima e método de plantio utilizado por eles contribuem para a produção rápida.
“Ela se adaptou ao nosso clima e fizemos covas profundas na hora do plantio. Para o sistema de drenagem, usamos britas, com areia e elas são irrigadas no período da seca”, explicou Angela.
A irrigação por micro gotejamento diversas vezes por dia e uma adubação nitrogenada rica em nutrientes para plantas também foram outros fatores que favoreceram a produção das frutas, segundo Michel.
Na propriedade, produtores cultivam oito espécies de Tamareira, a palmeira originária do Oriente Médio e para eles, a colheita da fruta em um período tão curto foi uma surpresa boa.
Características
As tamareiras são plantas dióicas, ou seja, têm sexo masculino e feminino. A produtora explicou que cada espécie de planta tem suas características específicas, e é possível diferenciá-las pela coloração do fruto, por exemplo (veja abaixo).
Cada planta pode produzir 12 cachos, podendo chegar a 10kg de tâmaras cada.
Fonte: G1 MT