O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) confirmou que o governo de Mato Grosso estuda a possibilidade de implementar o Bonde Urbano Digital (BUD) junto ao BRT de forma simultânea em Cuiabá e Várzea Grande. Em entrevista na tarde de sexta-feira (17), ele garantiu que a obra deve ser concluída ainda no próximo ano.
Pivetta esteve em Curitiba (PR) na terça-feira para conhecer o BUD, primeiro sistema do tipo em funcionamento na América do Sul que funcionará no trajeto entre Pinhais e Piraquara no estado paranaense. O pré-candidato ao governo afirmou que a visita ocorreu por orientação do governador Mauro Mendes (União).
“O que está definido é BRT. Se ficar demonstrado que esse modal [BUD] tem viabilidade, que é só o bonde e usa a mesma faixa do BRT. Tudo que está sendo feito está sendo feito certo, inclusive para possibilidade, não sei se vai ser ou não, de mudar para esse modal, ou para inserir esse modal também”, explicou.
O Bonde Urbano Digital tem funcionamento semelhante ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), mas sem os trilhos. O sistema é guiado sobre o asfalto por indução magnética, em um tipo de “trilho virtual”.
Questionado sobre o risco de a obra não ser concluída até o fim da gestão Mauro Mendes, o vice-governador garantiu que o cronograma está mantido e que a entrega deve ocorrer entre março e abril de 2026.
“Não existe possibilidade de não ser concluída. Esse assunto nós sabemos que é um assunto melindroso. O povo cuiabano, o povo de Várzea Grande, já sofreu muito com isso desde 2010. E nós temos prazo para terminar as obras. Essas obras vão ser terminadas até março, abril, ano que vem.”
Veja vídeo sobre o BUD
Pivetta também revelou que o governo já iniciou a cotação dos ônibus e que a alternativa do BUD está sendo avaliada com atenção.
“Os veículos, ônibus, BRT, nós estamos estudando, já cotando. Surgiu agora essa possibilidade que pode haver viabilidade. Nós estamos fazendo os estudos, já estamos conversando com quem precisa conversar”, finalizou.
Veja vídeo
Vídeo | Pivetta confirma que está em avaliação substituir BRT por BUD; vice garante entrega em 2026 pic.twitter.com/iazOzcOoW4
— Leiagora Portal de Notícias (@leiagorabr) October 18, 2025