Pelo menos 70% dos 402 ônibus do transporte coletivo que circulam em Cuiabá devem ter ar condicionado até dezembro de 2020 e a projeção é de chegar em 100% até fins de 2024. A garantia partiu do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), durante entrevista coletiva, no auditório do Palácio Alencastro, nesta segunda-feira (27), para anunciar a licitação do transporte coletivo de Cuiabá, aguardada há quase duas décadas.
Emanuel Pinheiro reconheceu que a cobrança de licitação se arrasta desde 2001, quando foi realizado como medida emergencial pelo então prefeito Roberto França – 1997-2004. “De lá para cá passaram os prefeitos Wilson Santos, Chico Galindo, Mauro Mendes [sem realizar a licitação] e agora eu. Se não houver impedimento jurídico, em 45 dias vamos anunciar as empresas vencedoras do certame”, prometeu o chefe do Poder Executivo da Capital de Mato Grosso.
A licitação será dividida em quatro lotes e as atuais empresas concessionárias do sistema, mesmo não tendo cumprido os compromissos firmados anteriormente, se quiserem, poderão participar da licitação. “Não podemos impedir ninguém! A concorrência é nacional e o nosso desejo é atrair para Cuiabá as melhores empresas do Brasil, no ramo”, ponderou ele.
Emanuel Pinheiro anunciou também a reforma, urbanização e climatização dos terminais de integração do CPA-I e CPA-III (Grande Morada da Serra), além de construir a Estação do Comando Geral da Polícia Militar de Mato Grosso, na região Norte de Cuiabá.
No edital de licitação, os pontos de ônibus serão oferecidos para empresas privadas adotarem e se torarem responsáveis pela manutenção de cada parada. Em troca, poderão veicular anúncios em formato determinado em lei vigente, em Cuiabá.
O edital prevê também que para início da operação no mínimo 18% da frota, o que representa 72 ônibus, sejam zero quilometro, e que em cada lote a empresa apresente ao menos um veículo hibrido ou elétrico, com baixa emissão de poluentes. Estes ônibus custam de 3 à 4 vezes mais que os veículos a diesel.
As empresas contratadas também vão fazer o transporte rural para os distritos de Aguaçu, Coxipó do Ouro, Nossa Senhora da Guia e Cinturão Verde. A frota passará por controle de qualidade e 100% contará com Wi-fi aos usuários. A idade média da frota passa a ser de quatro anos e meio, redução de um ano no que existe atualmente.
Independente de quem ganhe a licitação, Pinheiro garante que os quatro ônibus articulados que hoje circulam pela capital no CPA, Pedra 90 e Parque Cuiabá continuaram rodando. Com 21 metros de comprimento e capacidade de transportar 152 passageiros, os ônibus articulados possuem ar-condicionado, Wi-fi, carregador de celular e tomada USB.
O prefeito garante que as mudanças no entanto, não devem tornar as passagens mais caras, o valor cobrado atualmente de R$ 3,85 é alto pelo atual serviço prestado ao cidadão.
Diariamente, cerca de 150 mil passageiros utilizam o transporte coletivo diariamente em Cuiabá e três empresas prestam o serviço na capital, Expresso NS, Integração Transportes e Pantanal Transportes.
Fonte: Cuiabano News