Operação Peso Falso, da Polícia Federal, cumpriu na manhã desta quarta-feira (4), um mandado de busca e apreensão em Cuiabá com o objetivo de desarticular um esquema de contrabando de canetas emagrecedoras e anabolizantes.
As investigações tiveram início em novembro de 2025, quando a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu grande quantidade de produtos proibidos vindos do Paraguai durante fiscalização no km 387 da BR-364. Um veículo Chevrolet Cobalt ocupado por um casal e um bebê foi abordado.
Questionado, o motorista informou estar retornando de Ponta Porã (MS). Durante a vistoria, os policiais encontraram dezenas de caixas com medicamentos de uso controlado e anabolizantes escondidos sob o banco traseiro e no porta-malas, incluindo genéricos para emagrecimento, como Lipoless 15, Lipoless 10, Lipoless 5, T.G 15, T.G 10, Retatrutide, Tirzec 10, Enantato e Masterbolick.
Também foram localizadas diversas canetas aplicadoras de Mounjaro (tirzepatida), muitas delas vazias, levantando suspeita de que os genéricos seriam inseridos nessas canetas para revenda como originais, o que representa risco à saúde pública por não possuírem comprovação de procedência nem controle sanitário.
O casal e todo o material apreendido foram encaminhados à Superintendência da Polícia Federal em Cuiabá, onde serão adotadas as providências legais cabíveis. (Gazeta Digital)





