O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Chico 2000 (PL), repudiou as ações da colega de parlamento Edna Sampaio (PT), na sessão plenária desta quinta-feira (24) após a petista publicar um vídeo em suas redes sociais com uma música da cantora Iza, cuja letra fala em ter “fé para enfrentar esses filhos da puta”.
O parlamentar considerou a publicação de cunho ofensivo por acreditar foi direcionada a ele e demais vereadores que defendem punição contra ela no processo que investiga um suposto esquema de rachadinha no gabinete da vereadora.
Segundo Chico 2000, no vídeo há palavras de cunho machista e misógino o que contraria as bandeiras levantadas por Sampaio em sua atuação parlamentar. A frase da música que fala em “filhos da puta” foi mal vista pelos demais vereadores que interpretaram como um ataque pessoal e condenaram a postagem da petista. Inclusive, Dilemário Alencar baixou o vídeo do instagram de Edna Sampaio e passou a dispará-lo pelo WhatsApp com uma mensagem reprovando a postura da vereadora.
Agora o pano de fundo desse despautério da Vereadora certamente é para ofender os seus pares xingando as suas mães, não havendo motivo outro da Vereadora Edna postar um vídeo descabido no Instagram dela com uma música dizendo que tem que ter fé para enfrentar esses filhos da puta. Foi claro o ato de ataque aos Colegas de Parlamento. O palavrão usado no Instagram da vereadora é machista e misógino, o que contradiz a vereadora que diz neste parlamento que luta contra o machismo e a misoginia”, diz trecho da nota lida por Chico 2000, na sessão desta quinta-feira (24).
Edna vive momentos de tensão dentro da Câmara de Cuiabá. Isso porque ela está sendo investigada pela Comissão de Ética sob acusação de operar um suposto esquema de rachadinha com a Verba Indenizatória de sua ex-chefe de Gabinete, Laura Natasha de Oliveira Abreu, e seu marido, o servidor público Willian Sampaio. Após o relator do caso, vereador Kássio Coelho (Patriota), emitir um parecer pela cassação da petista.
Ela e sua equipe jurídica, composta pelo ex-juiz federal Julier Sebastião e mais quatro advogados, ingressaram com um mandado de segurança na Justiça e conseguiram uma liminar para suspender o andamento Processo Administrativo Disciplinar (PAD) que apura a conduta da vereadora. Na última segunda-feira (21), Edna afirmou em coletiva imprensa e afirmou que está sendo perseguida e denunciou ser vítima de um golpe para assassinar sua
reputação política.
A atitude de Sampaio foi recebida pelos demais parlamentares como vitimismo e como ataque, o que deixou o clima dentro da Casa de Leis ainda mais inflamado. Segundo o documento lido pelo presidente da Casa, a suspensão do PAD pela Justiça concedeu a Edna uma “metralhadora giratória” para desrespeitar os demais vereadores. No entanto, vale ressaltar que o vídeo foi publicado pela vereadora no dia 10 deste mês enquanto a liminar favorável à petista foi deferida no dia 18. Apesar disso, somente nesta quinta-feira (23) é
que os parlamentares decidiram repudiar Edna Sampaio pela publicação.
Leia a nota na íntegra
“Indignados, os Vereadores desta Casa tiveram acesso a vídeo postado nas redes sociais da Vereadora Edna Sampaio, com clara referência aos demais Edis. Ofensivo e desrespeitoso, tal vídeo é acintoso não apenas ao corpo de Vereadores, mas a toda população cuiabana.
Atravessando um procedimento na Comissão de Ética nesta Casa por supostas irregularidades, a Parlamentar, no afã de se vitimizar perante alguns incautos, preferiu desferir agressividade desde o primeiro momento após as denúncias, culminando com o malfadado vídeo.
Esta Casa respeita e respeitará incondicionalmente todas as decisões exaradas pelo Poder Judiciário. Se for o entendimento, as mesmas poderão ser questionadas no próprio Judiciário. O mesmo não ocorre com a Vereadora. Amparada por decisão liminar que SUSPENDEU o procedimento a que responde, armou-se de uma metralhadora giratória e passou a desferir ataques de forma ampla, como se o Poder Judiciário lhe tivesse concedido, não uma liminar suspendendo a tramitação do processo, mas sim um salvo conduto para cometimento de atos de ofensas e desrespeito.
E o pior. É totalmente descabido esse tipo de comportamento da Vereadora Edna Sampaio em usar de palavrão chulo e desrespeitoso com mães, seja a mãe que for deve ser respeitada.
Agora o pano de fundo desse despautério da Vereadora certamente é para ofender os seus pares xingando as suas mães, não havendo motivo outro da Vereadora Edna postar um vídeo descabido no Instagram dela com uma música dizendo que tem que ter fé para enfrentar esses filhos da puta. Foi claro o ato de ataque aos Colegas de Parlamento.
O palavrão usado no Instagram da vereadora é machista e misógino, o que contradiz a vereadora que diz neste parlamento que luta contra o machismo e a misoginia. Aliás, estamos em agosto, que é denominado como o Mês Lilás para a conscientização para o combate da violência contra a mulher.
Xingar mães com o palavrão que foi usado pela vereadora Edna é notadamente uma violência contra as mulheres da nossa cidade. Fica aqui nosso repúdio contra a vereadora Edna Sampaio que atacou de forma totalmente reprovável, não só os seus colegas, mas povo cuiabano, bem como a justiça e órgãos como o Ministério Público, diante as graves denúncias que responde no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar desta Casa de Leis.
Lamentavelmente, a vereadora Edna Sampaio tem se comportado como se nada pode acontecer contra ela. A impressão é que ela pensa que está acima das leis e da boa educação”. Fonte: Folhamax
Veja o vídeo: