Pesquisa aponta forte crescimento de Natasha Slhessarenko na corrida ao Senado

Fonte:

Uma nova pesquisa para o Senado, agora realizada pela Percent Brasil em Cuiabá e Várzea Grande, com pelo menos 1.000 entrevistados aponta crescimento impressionante da médica e empresária, Natasha Slhessarenko (PSB). Ainda que o levantamento sobre a intenção de voto do eleitor nas duas cidades ainda garanta o pódio, na corrida eleitoral, para o senador Wellington Fagundes (PL), que busca a reeleição.

Fagundes lidera com 24,6%, contra os 16,3% das intenções de votos para Natasha, em pesquisa estimulada.

Mas com apenas 8% de diferença nos dois maiores colégios eleitorais do Estado, obviamente, a posição de Fagundes, ainda em maio, com pleito a ser realizado em outubro, ou seja, ainda daqui a cinco meses, propõe, de antemão, que o crescimento da médica não só preocupa, como surpreende.

Atrás de Natasha, em terceiro lugar, aparece o ex-candidato a prefeito de Várzea Grande, Flávio Vargas, o Frical (Pros), com 7,2% na preferência do eleitor.

A surpresa deste levantamento são os 5% do deputado federal, Neri Geller (PP), que chega em 4º lugar. Já que Geller vem sendo apoiado pelo grupo empresarial de força nacional, a Amaggi. Além do apoio do PSD do senador Carlos Fávaro e MDB do deputado federal e presidente do partido em Mato Grosso, Carlos Bezerra.

Em entrevista recente à Radio Conti, o deputado federal Neri Geller assegurou que tem o apoio também do PSB – dentro do Movimento suprapartidário ‘Avança Mato Grosso’ -, mas a legenda, ao que parece, deve recuar. Já que na semana passada, em conversa com jornalistas, nos corredores da Assembleia Legislativa, o primeiro-secretário do Parlamento estadual e presidente do diretório estadual do PSB, deputado Max Russi, garantiu que a pré-candidata ao Senado de sua sigla, é a médica Natasha Slhessarenko.

Chegando a revelar que esta era uma situação já liquidada dentro da legenda. “Natasha é pré-candidata a senadora do PSB, colocou seu nome e é um quadro preparado, que acrescenta muito ao partido”.

Ao ainda assegurar que a pré-candidatura de Natasha estaria em construção até às convenções. O posicionamento de Russi, claro, fragiliza esta composição que Neri Geller vem sempre mencionando e adiciona mais um problema, ao seu projeto ao Senado, por conta do posicionamento de Mendes que tem dito que sua decisão sairá após a convenção do União Brasil.

Na quinta colocação aparece o presidente da Aprosoja, Antônio Galvan (PTB), com 1,8% das intenções de voto.

Metodologia

A Percent aplicou a técnica “survey de opinião” com 1.000 entrevistados por telefone em Cuiabá e Várzea Grande. A coleta de dados se deu entre os dias 27 de abril a 3 de maio. A margem de erro de é 3,10% para mais ou para menos. Seguindo os ditames da Lei Eleitoral, a pesquisa foi devidamente registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral sob o número MT-06721/2022.

Outra pesquisa

Em outra pesquisa realizada pelo Inteligência, Pesquisa, Comunicação e Marketing (IPCM), por telefone, entre os dias 7 e 10 de maio deste ano, na Baixada Cuiabana, já havia apontado boa vantagem na intenção de votos do eleitor para Natasha.

Como a Percent Brasil, a IPCM dá vantagem ao senador Wellington Fagundes(PL) que aparece na espontânea com 11,96% e na estimulada com 24,92%. Mas a filha da ex-senadora Serys Slhessarenko já surge como a novidade destas eleições. Ainda que a médica esteja há pouco tempo nesta ambiência eleitoral.

Assim, a médica surge empatada, na estimulada, na Baixada Cuiabana, com Neri. Ambos pontuando 7,97%. (O Bom da Notícia/Com informações do site O Documento)