‘Perdemos o medo da covid’, diz governador sobre aumento de casos em Mato Grosso

Fonte:

Após aumento de casos da covid-19 no Estado, o governador Mauro Mendes (UB), afirmou que a situação já está sendo acompanhada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), comandada pelo secretário Gilberto Figueiredo, e que a Pasta está tomando as providências necessárias para conter o vírus.

“A Vigilância Sanitária está cuidando disso, está acompanhando isso. O secretário de Saúde tem feito reuniões diárias com a equipe técnica, nós estamos monitorando e tomando as providências para que isso [a covid] não cresça”, afirmou o governador, em evento de lançamento do programa CNH Social, realizado no Palácio Paiaguás, na tarde desta quarta-feira (24).

Conforme noticiado pelo HNT, os casos da doença aumentaram 1135,6%, nos últimos quatro meses, em Mato Grosso, de acordo com os dados divulgados pela SES, na terça-feira (23).Isso porque, foram notificados 1.977 casos em 22 dias, ou seja entre 1° e 23 de janeiro deste ano. Em comparação com os mesmos 22 dias de setembro passado, os registros são de apenas 160 casos da doença. Dos 1.977 casos atuais, 938 pessoas se recuperaram, 1.003 seguem sendo monitoradas, 38 estão internadas e quatro morreram.

LEIA MAIS: Casos de covid-19 aumentam mais de 1000% em Mato Grosso

As informações disponibilizadas pela Pasta ainda demonstram um crescimento exponencial, ao analisar os números dos três últimos meses de 2023. Em outubro, os casos subiram para 418, em novembro, o número chegou a 791, e, em dezembro, há um novo salto para 1.901 notificações.

Na avaliação do chefe do Executivo estadual, o novo “surto” da covid-19 se deu pois a população perdeu o medo do vírus. “Infelizmente, nós perdemos o medo da covid. O lado bom é que houve o controle das variantes, mas outras surgem. Então, espero que rapidamente a Vigilância Sanitária Nacional e demais organizações possam produzir vacinas capazes de prevenir as novas cepas que estão surgindo”, concluiu.

No último final de semana, a Secretaria Estadual de Saúde sequenciou e identificou uma nova subvariante da Covid-19 em Mato Grosso, a JN 2.5, que é uma variação da Ômicron. Esse foi o primeiro registro da subvariante no Brasil.

A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 18 de janeiro de 2024 e apontou que quatro pacientes do sexo feminino tiveram o exame positivo para nova cepa e foram hospitalizadas.

Três mulheres receberam alta médica, estão estáveis e seguem em isolamento domiciliar sob acompanhamento da Vigilância Municipal. A quarta paciente tinha Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e morreu. No entanto, a equipe de Vigilância da SES ainda investiga o caso e não é possível afirmar que a causa da morte foi a Covid-19. (HNT)