Um estudo avalia a viabilidade de celebração de parceria público-privada para gestão do Parque Mãe Bonifácia, no bairro Duque de Caxias, em Cuiabá. Análise deve ser feita pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
Com isto, há a possibilidade de algumas empresas explorarem o turismo da unidade de conservação. Além do Mãe Bonifácia, também passam por estudos os parques Massairo Okamura, na Morada do Ouro, e Zé Bolo Flô, no Coophema.
Ainda entra na lista o Parque Estadual das Águas Quentes, em Santo Antônio de Leverger, na baixada cuiabana. Reuniões estão sendo realizadas com a Sema e empresas interessadas na proposta.
Objetivo da parceria, de acordo com a secretária-adjunta de Gestão Ambiental, Luciane Berttinato Copetti, é alavancar o ecoturismo no Estado utilizando o conhecimento em gestão de equipamentos turísticos que o setor privado possui.
Tanto o Mãe Bonifácia quanto os demais parques estão enquadrados na categoria de proteção integral, em que é permitido o uso indireto dos recursos naturais. Com isto, é proibido o consumo, coleta ou danos aos recursos naturais.
Primeiro estudo deve analisar o potencial turístico dos equipamentos, corredores de visitação e indicar as necessidades de investimento nos parques.
O segundo deve abordar a questão econômico-financeira para gestão. Previsão é que os diagnósticos estejam prontos até o final de 2019.
Fonte: Gazeta Digital