O prefeito de Paranatinga (420 quilômetros de Sinop), Josimar Marques Barbosa, o “Dedé”, decretou situação de emergência em decorrência das fortes chuvas que caem no município há vários dias. No decreto, o gestor citou as inundações “bruscas com fortes enxurradas e elevações dos níveis dos córregos e rios da região, que acarretaram danos no trecho da MT-130 em Paranatinga”.
No decreto, foi relatado ainda alagamentos na zona rural, nos acessos aos assentamentos Pontal do Piranha e Gaúcha do Norte, na região do Pacu/Matrinxã Rio Corgão e na região do Rio Piçarrão. Segundo o prefeito, as inundações causaram o isolamento de famílias na zona rural, prejuízos no escoamento de produção agrícola das regiões, além de deixarem pontes e estradas destruídas.
Ontem, Dedé se reuniu com representantes da Defesa Civil e da Secretaria de Meio Ambiente para discutir a situação. Com o decreto de situação de emergência, o município espera ter acesso a recursos estaduais ou federais de forma facilitada, além de poder fazer compras emergenciais para custear ações de combate à crise.
No final de dezembro, o prefeito de Confresa (660 quilômetros a Nordeste de Sinop), Rônio Condão Barros Milhomem, também decretou situação de emergência em razão dos temporais. No município, as chuvas danificaram pontes, causaram erosões em estradas de terra com erosão e inundaram casas em vários pontos.
Fonte: Só Notícias