O presidente estadual do PP, deputado federal Ezequiel Fonseca voltou, na segunda-feira (21), a defender a ampliação da discussão em torno da implantação da plataforma ‘Uber’ em Cuiabá, aplicativo de celular conhecido em todo o mundo, responsável por oferecer serviços de transporte conectando passageiros e motoristas. No entanto, a possível chegada do aplicado na Capital tem gerado muitas polemicas, principalmente, entre os taxistas. A categoria alega a falta de regulamentação do serviço alternativo, concessão e até mesmo permissão pelo poder Executivo do município.
Para Ezequiel Fonseca o mais importante é ouvir a opinião pública e a aceitabilidade do aplicativo. "Entendo a preocupação dos taxistas que acreditam que podem chegar a perder a clientela, porém, Cuiabá tem um problema sério de mobilidade urbana, é além de tudo uma questão social. Uma das alternativas seria o funcionamento do VLT que infelizmente não ocorreu, dificultando ainda mais o acesso a vias importantes", comentou ele.
Segundo o líder progressista, deve-se investir em transporte coletivo de passageiros para que aja diminuição do trânsito intenso e para que se facilite também a vida dos pedestres, melhorando assim a qualidade de vida das pessoas, mas para ele, enquanto isso não acontece, a ideia do Uber pode ser uma solução.
"Está instituído na Lei de Política Nacional de Mobilidade Urbana, (Lei n. 12.587/2012), a implantação dos serviços de transporte público e privado utilizados para o deslocamento de pessoas e cargas, objetivando a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no território do município , ou seja, está na lei a autorização do Uber, por ser um serviço viável".
Ele completa afirmando, a necessidade de regulamentação para que venha a ser organizada a prestação dos serviços. "Tenho presenciado o crescimento e aumento da procura pela plataforma tecnológica, devido a agilidade, baixo custo e oportunidade econômica tanto para os condutores quanto aos passageiros. Em Cuiabá vemos que o número de taxis é insuficiente para atender a demanda".
O parlamentar afirmou que estará apoiando a bancada de vereadores do Partido Progressista na Câmara de Cuiabá na realização de audiência pública para discutir o tema com toda sociedade.
"Os vereadores do PP eleitos, Paulo Araújo, Diego Guimarães e Vinicius Clóvito, são pessoas altamente preocupadas com a população de Cuiabá, e não medirão esforços para discutir um tema tão importante juntamente com a população, que é a questão da mobilidade urbana, estou contente em ver neles a vontade de fazer o melhor pelas pessoas", finalizou Ezequiel.