Pais e alunos de uma escola particular realizaram um protesto para pedir a retomada das aulas presenciais na capital. A mobilização aconteceu em frente à Prefeitura de Cuiabá na tarde desta segunda-feira 15/02/2021.
Com vários cartazes, os organizadores montaram uma “sala de aula” a céu aberto com mesas e cadeiras nas imediações do Praça Alencastro. Alguns alunos também participaram do ato e aparecem sentados nas “carteiras escolares”.
Na capital, a rede pública retomou as atividades de forma remota no dia 8 de fevereiro. Na ocasião, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou que somente em abril, as unidades poderiam funcionar na modalidade híbrida. Já os estabelecimentos privados, no ensino fundamental e médio, foram liberados no dia 1º de fevereiro e a partir de março, poderiam aderir ao sistema híbrido.
Todas as unidades educacionais tiveram que, obrigatoriamente, apresentar à Prefeitura de Cuiabá um Plano Estratégico de Retomada Segura das Atividades.
Na ocasião, Emanuel determinou que tanto a rede pública, quanto a privada, devem observar o limite de 50% da capacidade total de cada sala de aula, bem como todas as medidas de biossegurança como, por exemplo, distanciamento entre as carteiras, disponibilidade de álcool 70% ou produto semelhante para higienização e uso de máscara.
Além disso, o aluno só poderá retornar mediante a assinatura de um termo de autorização, por parte dos pais ou responsáveis.
No entanto, o prefeito destacou que todas as medidas podem ser revistas, de acordo com o comportamento da pandemia da Covid-19, que segue sendo monitorado pelo Comitê de Enfrentamento.
Com informações do Site Folhamax