Cada vez mais os congestionamentos aumentam e isso torna a vida das pessoas mais cansativas, fazendo com que percam muito tempo. Um dos desafios da mobilidade urbana para 2020 está em encontrar formas de diminuir o tempo que se perde no trânsito.
Um estudo realizado em 2018 pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) apontou que os custos para deslocamento são altos e o tempo perdido também.
A cidade que mais se leva tempo para ir e voltar do trabalho é Rio de Janeiro. Em média, as pessoas ficam 141 minutos por dia apenas se deslocando. Na sequência, aparecem cidades como São Paulo (132 minutos), Salvador (128) e Belo Horizonte (125).
Esse é apenas um dos problemas que precisam ser resolvido. Entenda um pouco mais quais são os desafios da mobilidade urbana para 2020.
Integrar a tecnologia
A tecnologia deverá ser uma grande aliada para superar os desafios das mobilidade urbana, pois, se bem aplicada, permite conhecer os hábitos das pessoas, como elas se locomovem e como os transportes funcionam.
Com a utilização do big data, entender quais são os hábitos e necessidades permitirá o investimento em meios de transporte que sejam mais eficazes e que possam solucionar parte dos problemas existentes.
Reduzir a emissão de poluentes
A mobilidade urbana deve pensar em meios de transporte menos poluentes, como os veículos elétricos e transportes considerados limpos, como as bicicletas.
Para conseguir isso será preciso investir mais em ciclovias que permitam que as pessoas recorram a outros transportes sem que precisem se colocar em risco.
Otimizar as jornadas
A tecnologia mais uma vez entra como uma aliada, dessa vez do usuário. As pessoas buscam maneiras de chegar mais rápido ao seu destino e para isso fazem pesquisas no smartphone.
A ideia é conseguir integrar as informações de diferentes meios de transporte e conseguir reunir todas em um único aplicativo. Com isso o usuário poderá ver quais são todas as opções e escolher o caminho que tenha o menor tempo.
Aumentar o compartilhamento
Um dos desafios da mobilidade urbana é reduzir o número de carros nas ruas sendo usados por apenas uma pessoa e incentivar o compartilhamento.
Nesse caso, a ideia de compartilhar pode ser bastante abrangente e incluir as caronas, carros de aplicativos, bicicletas e patinetes compartilhados, uso do transporte público e outros.
Fonte: O Livre