Entregue à população cuiabana há pouco mais de 3 anos, a Vila Cuiabana, na Orla do Porto, em Cuiabá, apresentou problemas de estrutura e, em outubro de 2019, foi interditada por risco de desabamento. O monumento feito de madeira é uma imitação de fachadas de casas históricas.
Exposta diariamente ao sol e à chuva, a fechada se deteriorou. A orla foi revitalizada pela prefeitura de Cuiabá em 2016 e custou aos cofres públicos R$ 28 milhões. A estimativa é que sejam feitas obras de reestruturação do ambiente, bem como das calçadas e banheiros.
“Os trabalhos serão iniciados até o fim de janeiro de 2020, com a entrega prevista para o aniversário de Cuiabá”, afirmou a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, em nota. Assim, obra deve ser entregue no dia 8 de abril.
A revitalização, contudo, ainda está no processo para a contratação de uma empresa para realizar o serviço. A pasta assegurou que a Vila será reconstruída em concreto, para que a estrutura seja permanente e necessite apenas de eventuais pinturas.
Problema de longa data
Desde 2017 frequentadores apontavam problemas estruturais no local, como a má qualidade do calçamento e a falta de acessibilidade para pessoas com deficiência. Na Vila Cuiabana em si, usuários apontaram as rachaduras.
Na ocasião, Prefeitura afirmou que executaria plano de recuperação. As fachadas foram concertadas, mas os problemas se intensificaram.
Fonte: Folhamax