Onda de calor ganha força e deve permanecer por mais tempo

Fonte:

A Defesa Civil de Mato Grosso emitiu um novo alerta devido aos riscos da nova onda de calor à saúde humana. O clima, ainda mais quente que o de costume, deve permanecer por mais dias que o esperado, o que exige atenção e cuidados de toda a população. Até a próxima sexta-feira, 17 de novembro, é estimado que a temperatura fique até 5ºC acima do normal para a região, que já é conhecida por seus recordes no termômetro.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que nesta semana a temperatura fique entre 39°C e 42°C. Apesar do calorão, há previsões de pancadas de chuva isoladas que pode se transformar em tempestades.

Inicialmente o aviso da onda de calor era para até a quarta-feira, 15, porém, a massa avançou para a região central do país, resultando num maior tempo de permanência por essas bandas.

Com o tempo quente e a alta exposição solar, a Defesa Civil faz recomendações para que a população se hidrate, evite se expor ao sol nos momentos de maior intensidade, evite atividades físicas intensas ao ar livre, consuma alimentos leves e ricos em água.

As recomendações devem ser seguidas principalmente por crianças e idosos. Os cuidados com a alta temperatura podem evitar problemas como a desidratação, queda de pressão e insolação.

O tempo quente também pode contribuir para os focos de incêndios em áreas de mata, principalmente se estiver seco devido as altas temperatura.

Em caso de incêndios ou emergências médicas, deve-se acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193. O Samu também pode ser acionado pelo 192.

BRASIL NO FORNO

Além de Mato Grosso, outros 14 estados também estão em alerta para a forte onda de calor que atinge o país.

Amazonas
Bahia
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraná
Piauí
Rio de Janeiro
Rondônia
São Paulo
Tocantins

Fonte: Estadão de MT