Onda de calor faz Cuiabá ‘ferver’ neste final de semana, com máxima de 43 graus

Fonte:

O Inverno chegou ao fim em meio a altas temperaturas e atuação de uma “bolha de calor” sobre Mato Grosso, que deve ganhar ainda mais força com a troca de estações neste sábado (23), quando começa a Primavera. As temperaturas ficam ainda mais altas e picos de calor serão registrados em Cuiabá, que deve marcar 43 graus no domingo (24).

Segundo previsão do tempo, Cuiabá será mais uma vez a cidade mais quente do país durante todo o final de semana.

De acordo com o Inmet, uma “bolha de calor” se formou devido à presença de sistemas de alta pressão atmosférica sobre Mato Grosso, inibindo a formação e crescimento de grandes nuvens, consequentemente, a ocorrência de chuvas é quase nula.

Esse fim de semana será marcado por um calor incomum, acima dos registrados para a época e acima dos padrões de calor intenso no Brasil, com chances de Cuiabá bater seu próprio recorde, que foi de 41,8 graus no início de setembro.

Conforme a agência ClimaTempo, na sexta-feira (22) a temperatura chegou a 41 graus, com umidade relativa do ar variando entre 10% e 33%.

Para este sábado (23), a previsão é de sol entre nuvens, sem chance de chuva. As temperaturas devem chegar a 42 graus, com umidade entre 10% e 27%.

No domingo (24), o calorão continua. A umidade chega a apenas 9%, com termômetros podendo atingir máxima de 43 graus.

Na segunda-feira (25) haverá mais sol escaldante, sem chances de chuva. As temperaturas ficam entre 26 e 43 graus, enquanto a umidade chega a 9%.