Onça-pintada se instala em área central de Cáceres e se torna atração

Fonte:

Uma onça-pintada se tornou atração na região central de Cáceres (a 220 km de Cuiabá) há mais de uma semana. Há 7 dias o animal se instalou em uma área conhecida como baía dos Malheiros, no Rio Paraguai. Diariamente, moradores da cidade se aproximam do lugar para acompanhar o bicho. Nas redes sociais, há diversos vídeos de curiosos que avistaram o animal.

Conforme a Companhia de Proteção Ambiental da Polícia Militar, é comum que onças-pintadas passem pelo local. No entanto, esta foi a primeira vez em que um animal permaneceu no lugar.

A onça está em frente ao cais da Praça Barão do Rio Branco, uma das principais da cidade. O local é separado da baía por um lago. Desta forma, a Polícia Ambiental afirma que não há riscos para os moradores.

Veja um deles abaixo

 

De acordo com o comandante da Companhia de Proteção Ambiental de Cáceres, capitão Roosevelt Marcos Barros, não se sabe os motivos que levaram a onça, cujo sexo não foi identificado, a permanecer na baía do Rio Paraguai. “Caso seja uma fêmea, ela pode estar prenha. Ou então pode ser apenas que seja um animal que encontrou muitas presas fáceis na região e decidiu permanecer”, explicou.

O capitão relatou que a onça pode estar se alimentando de capivaras e jacarés que vivem nas redondezas da baía.

A Companhia de Proteção Ambiental chegou a cogitar a possibilidade de retirar a onça a força do local. A entidade encaminhou um ofício para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), perguntando se deveria fazer alguma ação de resgate.

“Eles nos responderam que não é aconselhável capturar o animal para resgatá-lo. Fomos orientados apenas a monitorar a onça, fiscalizar a área em que ela está e a orientar a população a não se aproximar”, disse.

A presença do animal tem atraído turistas nos períodos da manhã e no fim da tarde. Segundo o capitão, a movimentação de curiosos não tem alterado o humor ou a rotina da onça-pintada. “Apesar de ser possível avistá-la da praça, a onça está em uma área consideravelmente distante”, disse.

Fonte: RD News