Onça-pintada se exibe para turistas e cai de árvore no Pantanal de MT; veja vídeo

Fonte:
Foto: Reprodução/ Paulo Boute)

Nem mesmo o felino que reina no Pantanal, está livre de um “mico”! Uma onça-pintada foi registrada em um momento cômico em Porto Jofre, Mato Grosso: ao tentar saltar de um galho para outro em uma árvore, acabou se desequilibrando e, após quase 1 minuto pendurada, acabou caindo na água.

O momento inusitado arrancou risadas dos turistas que acompanhavam a cena. O vídeo foi feito pelo agrônomo, agente de viagens e guia de turismo, Paulo Boute, no início do mês de novembro. (Veja o vídeo abaixo no minuto 1:30)

A impressão de quem assiste a cena do vídeo acima é de que o filhote queria se exibir para quem estava no local, mas acabou se dando mal, e ao mesmo tempo, outras onças-pintadas que também descansavam na árvore assistiam tudo com olhar de “deboche”.

O grupo de turistas estava em um barco realizando um passeio e fazendo a observação de animais. Inicialmente as onças estavam tranquilas e descansando nas árvores. A partir do minuto 1:30, a onça-pintada se prepara para pular de um galho para o outro mais baixo, no entanto, ocorreu um “erro de cálculo” e ela acabou pendurada.

Ao todo, foram 44 segundos tentando se restabelecer no galho, até finalmente cair da árvores direto na água.

“É a questão de estar no lugar certo, na hora certa. O momento filhote caiu da árvore, o momento que a mãe está tomando banho com filhote, etc. Então é muito especial o momento”, destaca Paulo Boute, autor do vídeo.

A onça-pintada é o maior felino das Américas e o terceiro maior do mundo, atrás apenas do tigre e do leão, chegando a pesar mais de 150 kg. Além disso, as onças-pintadas do Pantanal, podem ser 45%, 50% maiores do que as onças que encontramos em florestas tropicais úmidas, como a floresta amazônica e a mata atlântica.

O território original da onça-pintada, vai desde a região sul da América do Norte até a América do Sul, nas áreas tropicais, incluindo Argentina, Bolívia, Paraguai, com exceção de área muito frias. Mas as maiores populações estão dentro da Floresta Amazônica e Pantanal.

Dia da Onça-Pintada

Daqui 9 dias no dia 29 de novembro é celebrado o Dia Internacional da Onça-Pintada. A data foi instituída em 2018, durante a COP-14 (Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica), e desde então, novembro se tornou o mês de celebração do felino que reina no Pantanal, promovendo a reflexão sobre a importância do animal para o ecossistema.

Conhecida por vários nomes em diferentes regiões, como jaguar, jaguaretê, pintada, pinima e pixuna, a população do maior felino das Américas permanece ameaçada.

Fonte: Primeira Página