As obras de duas casas ao lado da Escadaria do Beco Alto, no Centro de Histórico de Cuiabá, foram embargadas por fiscais da Secretaria Municipal da Ordem Pública (Sorp) na manhã desta sexta-feira, 14 de outubro, após denúncias de que estaria sendo realizado garimpo ilegal no local.
Segundo o secretário de Ordem Pública, Leovaldo Emanoel Sales da Silva, a vizinhança tem reclamado que durante o período noturno, principalmente na madrugada e nos finais de semana, caminhões saem do local carregados de terra e entulho, dando a impressão de que existe a exploração garimpeira.
“Ele está removendo a terra para levar para um determinado local para fazer a extração. Nós estamos embargando e vamos notificar o Iphan. Ele garante que tem uma licença do Iphan para fazer o que ele tem feito aqui, mas isso aqui é um cenário praticamente de guerra”, avaliou o secretário.
O Município irá notificar o Instituto Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), Polícia Civil e Polícia Federal para que apurem as denúncias. Além disso, o proprietário terá o prazo de 10 dias para apresentar documentação e alvarás para realização da obra.
“Nós vamos também notificar a Polícia Federal no sentido de investigar essa exploração de garimpo aqui no Centro Histórico de Cuiabá. Então, nós paralisamos tudo até que todas as pessoas expliquem o que é isso aqui”, destacou.
Leovaldo disse que a Prefeitura já procurou o dono dos imóveis, mas ele ainda não apresentou documentos que comprovem ser proprietário das áreas. Além disso, ele afirma que as escavações são para construção de um muro de contenção.
“Ele não tem alvará, não tem nada, só tem a palavra dele”, enfatizou.
Fonte: Estadão de MT