A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, anunciou agenda com o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) para tratar do brutal assassinato do ex-presidente da entidade, Renato Nery. Outra medida foi a instituição de uma comissão designada especificamente para acompanhar o caso. Alvejado na sexta-feira (5), o advogado morreu na madrugada de sábado após horas internado na UTI de um hospital particular de Cuiabá.
Gisela havia estado com Nery recentemente e contou que o ex-presidente não relatou em nenhum momento estar sob qualquer tipo de ameaça. Renato Nery chegava ao seu escritório, na Avenida Fernando Corrêa da Costa quando foi baleado. Suspeito do crime fugiu numa moto e ainda não foi localizado.
“Estamos em contato direto com a polícia acompanhando o caso. Nossa presidente do Tribunal de Defesa de Prerrogativas vai estar acompanhando o processo e estou, neste momento, instituindo uma comissão para acompar o caso passo a passo”, falou Gisela à imprensa nesta sexta-feira.
Foram escolhidos para acompanhar as investigações a advogada Regina Bessunti, o ex-presidente da Ordem Ussiel Tavares e o criminalista Stalin Paniago. Além disso, a presidente decretou luto de três dias na instituição.
“A advocacia é um dos atores do sistema de Justiça. Os advogados precisam de proteção. Nós trabalhamos com conflitos nas mais diversas áreas e o conflito por si só pode gerar uma situação de risco. É preciso que a advocacia tenha essa proteção”, defendeu Cardoso.
HOMICÍDIO
Renato Gomes Nery, 72 anos, advogado e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), faleceu na madrugada deste sábado (6) após ser baleado na manhã de sexta-feira na Avenida Fernando da Costa, em Cuiabá. Nery foi atingido por pelo menos três tiros, sendo um na cabeça.
Após o ataque, Nery foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foi levado para um hospital particular e submetido a uma cirurgia de emergência. Apesar dos esforços médicos, seu estado de saúde era extremamente grave, e ele não resistiu aos ferimentos. (HNT)