OAB emite nota de repúdio após vereador dizer que beijo gay é ‘aberração’

Fonte:

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), através de sua Comissão da Diversidade Sexual, da 22ª Subseção de Primavera do Leste e da Comissão de Direitos Humanos da Subseção, emitiu uma nota de repúdio após o vereador Vado Valdecir (PSD), de Primavera do Leste (238 km de Cuiabá) chamar o beijo gay de ‘aberração’ durante sessão plenária na Câmara Municipal nesta última segunda-feira (27).

“Manifestações preconceituosas, desta natureza, extrapolam os limites da liberdade de expressão. Na semana do Dia do Orgulho LGBTQIA+ – 28 de Junho – ainda é preciso recobrar respeito mútuo, na construção de uma sociedade igualitária, inclusiva e que respeita a diversidade. A OAB-MT se opõe veementemente a todo preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, preconizando o bem-viver coletivo e os direitos instituídos em lei”, consta na nota emitida pela OAB.

O comentário do parlamentar é sobre uma peça de teatro que se apresentou na semana passada, em uma escola particular, onde dois homens se beijaram.

“Nós não podemos aceitar aquela aberração, eu vou cobrar, sou contra […] Homem beijando homem é um troço esquisito. Eu não concordo, mas quem fizer, fica à vontade. Imagina a criança assistindo um show e ver aquela situação? Nós não podemos aceitar”, disse o parlamentar na última segunda.

De acordo com a Constituição, todo indivíduo que praticar atos homofóbicos estará cometendo um crime previsto no artigo 20 da Lei 7.716/2018 (crime de racismo), e poderá ser condenado a pena de reclusão de um a três anos, além de multa.

Veja a nota 

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), através de sua Comissão da Diversidade Sexual, da 22ª Subseção de Primavera do Leste e da Comissão de Direitos Humanos da Subseção, manifesta repúdio à expressão preconceituosa utilizada pelo vereador Vado Valdecir, no dia 27/06/2022, na Câmara Municipal de Primavera do Leste (MT), referindo-se a uma apresentação teatral com demonstração de afeto entre pessoas do mesmo gênero.

Segundo ele, trata-se de uma “aberração”.

Manifestações preconceituosas, desta natureza, extrapolam os limites da liberdade de expressão.

Na semana do Dia do Orgulho LGBTQIA+ – 28 de Junho – ainda é preciso recobrar respeito mútuo, na construção de uma sociedade igualitária, inclusiva e que respeita a diversidade.

A OAB-MT se opõe veementemente a todo preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, preconizando o bem-viver coletivo e os direitos instituídos em lei.

Fonte: O Bom da Notícia