‘O gigante chegou’: Governo da Bahia comemora instalação do VLT comprado de MT

Fonte:

“E isso aqui não é só um trem não, é conquista, é respeito, é mobilidade digna chegando para quem vive e defende esse território todos os dias”. A frase, usada em vídeo divulgado pelo Governo da Bahia nesta quarta (3), marcou a apresentação dos primeiros vagões do VLT instalados em Salvador.

Os veículos são os mesmos que ficaram mais de dez anos parados em Mato Grosso e que, em 2024, foram vendidos ao estado baiano por R$ 793,7 milhões, em negociação mediada pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

O vídeo mostra o Governo da Bahia celebrando a chegada das composições. “O gigante chegou”, anunciaram exibindo os trens reformados e pintados com a identidade visual baiana.

De Várzea Grande a Salvador: a volta aos trilhos

As composições reformadas na fábrica da CAF Brasil, em Hortolândia (SP), receberam pintura nova, ajustes técnicos e adaptações inéditas como áreas específicas para marisqueiras e pescadores transportarem materiais de trabalho com segurança, atendendo a demandas históricas do Subúrbio Ferroviário.

Cada trem possui sete vagões, piso baixo, ar-condicionado, acessibilidade, janelas panorâmicas e capacidade para transportar até 16 mil passageiros por viagem, com velocidade prevista de até 70 km/h. O sistema baiano terá cerca de 40 km de extensão e 42 paradas, integrando o VLT ao metrô e à nova rodoviária de Salvador.

Segundo o governo da Bahia, a chegada dos vagões representa muito mais que a instalação de um novo modal de transporte. Para a gestão estadual, o VLT simboliza respeito, conquista e mobilidade digna para o Subúrbio Ferroviário, com trens modernos, climatizados e acessíveis.

“O gigante chegou. O VLT tá na capital. A gente esperou, cobrou e agora tá vendo com os próprios olhos: o trem é real e já tá em Salvador. Tudo novinho, moderno, ar-condicionado, piso baixo, espaço pra cadeirante. Isso aqui não é só um trem, é conquista, é respeito, é mobilidade digna chegando para quem defende esse território todos os dias”, diz a mensagem divulgada pelo governo baiano.

A previsão é de que o modal comece a operar em 2026. (Primeira Página)

CONFIRA: