No Pantanal, bem-te-vi expulsa tucano para defender ninho

Fonte:
Em defesa do ninho, bem-te-vi ataca tucano. – Foto: Branco Arruda

Um flagrante curioso chamou a atenção no Pantanal mato-grossense nesta semana. Em Porto Jofre, o fotógrafo e guia de turismo Branco Arruda registrou o momento em que um bem-te-vi enfrenta um tucano cerca de cinco vezes maior, para proteger o ninho.

Apesar do contraste de tamanho, a cena não é rara na natureza. Conhecido pelo comportamento territorial e destemido, o bem-te-vi costuma atacar ou perseguir aves maiores quando identifica qualquer ameaça aos ovos ou filhotes. A estratégia é simples: investidas rápidas, voos rasantes e gritos intensos para afastar o intruso.

O bem-te-vi (Pitangus sulphuratus) é uma das aves mais populares do Brasil, facilmente reconhecida pelo canto característico — que deu origem ao nome — e pela plumagem com tons de amarelo, preto e branco. Adaptável, a espécie vive em áreas urbanas, rurais e em biomas como o Pantanal, Cerrado e Amazônia. Além da ousadia, destaca-se pela inteligência e pela capacidade de explorar diferentes ambientes em busca de alimento.

bem te vi x tucano 1
Pássaro espanta tucano para afastá-lo de ninho no Pantanal de MT. – Foto: Branco Arruda

Já o tucano, apesar do bico grande e da aparência imponente, não necessariamente representa um risco direto ao ninho. Ainda assim, a simples presença é suficiente para provocar a reação do bem-te-vi, que não hesita em enfrentar aves bem maiores quando se trata de proteger a prole. (Primeira Página)

bem te vi x tucano 3
Pássaro espanta tucano – Foto: Branco Arruda