Uma mulher transexual de 25 anos identificada como Thayla da Costa Vieira foi encontrada morta em uma lavoura próxima ao estádio municipal de Sapezal, a 473 km de Cuiabá, nesta sexta-feira (31).
De acordo com a Polícia Civil, o corpo de Thayla apresentava sinais de violência com ferimentos de arma perfurante. Além disso, as mãos da vítima estavam amarrados e a cabeça estava decapitada ao lado do corpo.
Segundo o delegado Hugo Montenegro, a vítima havia sido detida recentemente por suspeita de tráfico de drogas. Ele informou ainda, que as investigações estão em fase inicial e ainda não é possível apontar uma motivação para o crime.
O caso é investigado pela Polícia Civil.
Segunda trans morta na mesma semana
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/a/r/4N4FmBSAKqZCheUjYwSw/whatsapp-image-2025-01-30-at-11.23.34.jpeg)
Ayla Pereira dos Santos e Anna Clara Ramos Felipe, ambas de 18 anos. — Foto: Reprodução
Na quarta-feira (29), a jovem transexual Ayla Pereira dos Santos foi encontrada morta com a amiga Anna Clara Ramos Felipe, ambas de 18 anos, em uma região de mata em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá.
O corpo de Anna Clara estava escondido em uma moita e tinha marcas de queimadura nas costas, causadas por tortura. Já o corpo da jovem transexual Ayla, foi encontrado em uma cova rasa, amordaçado e também apresentava marcas de queimadura nas costas.
De acordo com o delegado responsável pelo caso, Igor Sasaki, as mortes foram a mando de uma organização criminosa, mas ainda não se sabe se as vítimas possuíam envolvimento com facções.
De acordo com o dossiê divulgado pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), na segunda-feira (27), Mato Grosso foi o estado da região Centro-Oeste com mais assassinatos de pessoas trans em 2024, com oito casos.
O estado também é o terceiro em mortes violentas de pessoas LGBTQIAPN+ no Brasil, com 24 casos, segundo o Observatório do Grupo Gay da Bahia (GGB), a mais antiga organização não governamental da causa na América Latina.
Fonte: G1 MT