Mulher fica ferida em explosão por vazamento de gás

Fonte:
Foto: Imagem Ilustrativa / Envato
Uma mulher sofreu queimaduras de primeiro e segundo graus após uma explosão na residência dela, causada por um vazamento de gás de cozinha canalizado. O incidente ocorreu na tarde de sexta-feira (12), em uma casa no bairro Jardim Belo Horizonte, no município de Sinop (a 520 km de Cuiabá).

Os bombeiros foram acionados por volta das 12h40 para atender a ocorrência. Ao chegar ao local, os militares confirmaram que a explosão foi resultado do acúmulo de gás canalizado.

Após o primeiro atendimento à vítima, os bombeiros atuaram no controle do risco, realizando o fechamento imediato do registro de gás, o que eliminou a possibilidade de novos acidentes. A moradora recebeu as orientações de segurança cabíveis no local.

A mulher ferida foi prontamente avaliada pelo 4º BBM, que realizou os primeiros socorros antes de transportá-la para o Hospital Regional da cidade, onde ela receberá atendimento médico especializado para tratar as queimaduras.

⚠️ Orientações de segurança em caso de vazamento

O CBMMT reitera a importância de saber como agir em situações de vazamento de gás. A orientação é que a população siga o seguinte protocolo:

  • Feche o Registro: Fechar imediatamente o registro do gás, seja no sistema canalizado ou diretamente no botijão.
  • Ventile o Local: Abra portas e janelas para permitir a ventilação e dispersar o gás acumulado.
  • Evite Faíscas: É fundamental não acionar ou desligar luzes, eletrodomésticos, ou usar o celular. Qualquer faísca, mesmo de um interruptor, pode ser uma fonte de ignição em ambiente com gás e causar uma explosão.
  • Evacuação e Emergência: Se o cheiro for muito forte, houver risco de ignição ou se alguma pessoa estiver passando mal, a prioridade é evacuar o local imediatamente.
  • Acione o 193: Somente após estar em uma área segura e ventilada, o Corpo de Bombeiros Militar deve ser acionado pelo telefone de emergência 193.
Os bombeiros devem ser chamados em situações como vazamento forte com risco de explosão, pessoas passando mal, presença de fogo ou fumaça perto do botijão, ou quando o morador não conseguir controlar o vazamento.
Leiagora Com informações do CBM-MT