MT registra 24,8 mil casos de dengue e 12 mortes; vacinas devem chegar esta semana

Fonte:

Mato Grosso registrou 24.871 casos de dengue em 2024, conforme os dados divulgados pelo Ministério da Saúde na tarde dessa terça-feira (30). No ranking de estados mais afetados pela doença, Mato Grosso ocupa da 11ª posição.

Conforme os números da Secretaria de Estado de Saúde, em informe divulgado no último dia 25 de abril, foram registrados 12 óbitos em razão da doença. A cidade com maior número de mortes foi Tangará da Serra, com quatro casos registrados.

Na sequência aparecem Cuiabá e Campo Verde, com duas mortes cada cidade. Primavera do Leste, Alto Garças, Confresa e Nova Mutum registraram uma morte cada um.

Outras cinco mortes foram registradas em cinco cidades diferentes: Alta Floresta, Campo Verde, São José do Povo, Sorriso e Tangará da Serra.

Na semana passada o Ministério da Saúde anunciou o envio de 131.479 doses do imunizante contra a dengue para 35 cidades nas regiões do Tele Pires, Baixa Cuiabana e Médio Norte Mato-grossense.

As remessas foram entregues nessa segunda-feira (29), ao Governo do Estado, e devem ser repassados aos municípios na quinta-feira (02).

As cidades foram escolhidas com base nos seguintes critérios: ranqueamento das regiões de saúde e municípios; quantitativo necessário de doses conforme a disponibilidade prevista pelo fabricante; e o cálculo do total de doses a serem entregues em uma única remessa ao município.

As cidades beneficiadas são: Cuiabá; Várzea Grande; Chapada dos Guimarães; Santo Antônio do Leverger; Planalto da Serra; Nova Brasilândia; Nossa Senhora do Livramento; Jangada; Poconé; Acorizal; Barão de Melgaço; Sinop; Sorriso; Lucas do Rio Verde; Nova Mutum; Nova Ubiratã; Cláudia; Santa Carmem; União do Sul; Feliz Natal; Tapurah; Vera; Santa Rita do Trivelato; Itanhangá; Ipiranga do Norte; Tangará da Serra; Campo Novo do Parecis; Sapezal; Nova Olímpia; Barra do Bugres; Porto Estrela; Santo Afonso; Arenápolis; Nova Marilândia; Denise.

O público alvo nesta primeira fase da vacinação são as crianças entre 10 e 14 anos.

Com essa nova remessa, o número de estados contemplados com a vacina contra a dengue chega a 25. O número de casos registrados em todo o Brasil ultrapassou os 4,1 milhões. Além disso, o número de mortes em âmbito nacional foi de 2.073 casos.

Fonte: Repórter MT