MT Escola se reinventa e oferece aulas online aos alunos durante período de isolamento

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Com o período de isolamento social muitas atividades foram suspensas, entre elas as aulas em escolas, públicas, particulares e universidades. Com isso, algumas instituições se adequaram e agora oferecem aos alunos aulas online. É o caso da MT Escola de Teatro, que criou salas em plataformas de reuniões online e videoconferências, disponibilizando atividades, inclusive com práticas teatrais na casa de cada um.

De acordo com o coordenador pedagógico da MT Escola, Rodolfo García Vázquez, esta é uma ótima oportunidade para se aprender a usar novas ferramentas tecnológicas e incluí-las na pedagogia. “É um desafio bastante prazeroso. A realidade é que não sabemos até quando essa grave crise vai continuar, ninguém tem essa ideia, não sabemos as suas consequências. Mas as pessoas não podem parar, elas precisam continuar, seja artista ou seja estudante e a gente tem que dar esse suporte”, discorre.

Ele ainda diz que no início os estudantes ficaram um pouco assustados, já que alguns têm limitações por causa da internet, mas foi oferecido todo o suporte para esses casos específicos, pois é muito importante preservar a democratização do acesso dos estudantes à plataforma. “O método de aprendizado tem sido bem bacana. Estamos fazendo coisas que muitas vezes presencialmente não conseguíamos fazer, como análises mais especificas do trabalho de cada um, trabalhos mais dirigidos. Então, tem sido bastante interessante”, explica Rodolfo.

Da mesma opinião é a professora do curso de cenografia e figurino, Jane Klitzke, que salienta a oportunidade de remodelar o sistema de ensino. “Tivemos um certo trabalho e diversas reuniões para organizar tudo. No EAD, podemos explorar esse universo das redes sociais que pertence aos jovens. Estamos tendo ótimas respostas dos estudantes, que têm criado trabalhos usando as tecnologias que nos deixam surpresos com a qualidade do material e do conteúdo altamente criativo”, salienta.

Para a aluna do curso de tecnologia em teatro, com ênfase em atuação, Ana Gabriela Corrêa, mais conhecida como Pacha Ana – rapper, cantora e poeta, as aulas ajudam a manter os alunos ocupados. “Foi uma sacada muito boa da universidade antecipar o que pode ser antecipado a distância e notei que as aulas estão ajudando a preencher um espaço ocioso e possibilitando uma interação. Conversando com os colegas, percebo que está todo mundo muito ansioso por causa desse isolamento. Mas é isso, tem que dar continuidade para que a gente possa voltar presencialmente o mais rápido possível”, diz ela.

Segundo o coordenador artístico da MT Escola de Teatro, Flávio Ferreira, as aulas foram devidamente planejadas pela escola em parceria com a Unemat, que está acompanhando o projeto. “O principal sentido é o de fortalecer os vínculos e manter as aulas que podem ser realizadas a distância, neste momento em que a arte, que tem uma função importantíssima para a humanidade, é uma das mais prejudicadas, os nossos artistas estão se preparando, estudando e contribuindo não só com a escola, mas com toda a comunidade por meio dessas aulas”, ilustra.

O coordenador pedagógico explica que outro problema é em relação às implicações psicológicas e psiquiátricas, pois os casos de depressão aumentaram muito com o isolamento, “mas também existe suporte para os alunos nesse sentido, pois a escola não pode abandonar o estudante, já que é um espaço global de aprendizado, onde o aprender, o conviver e o experimentar estão todos juntos. As aulas online vão deixar esses estudantes muito bem preparados, pois quando se voltar a conviver presencialmente, eles terão construído um conhecimento e técnicas muito elaborados durante o período de quarentena. Tenho certeza de que é fundamental não parar. Os artistas têm que resistir!”, finaliza.

A MT Escola de Teatro

A MT Escola de Teatro é um polo de formação da gestão do Cine Teatro Cuiabá firmada entre Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e Associação Cultural Cena Onze. O curso de tecnologia em Teatro tem a parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap/SP).