“Essa notícia mostra como nosso Mato Grosso tem expandido a sua influência e importância no cenário internacional. Por isso temos esse grande foco em mostrar ao mundo todas as nossas potencialidades e que Mato Grosso é o lugar do mundo que mais produz e preserva o meio ambiente”, afirmou o governador Mauro Mendes.
O Estado teve uma avaliação superior à do Governo Federal no ranking. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX Brasil), subordinada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, ficou em 22º lugar.
O reconhecimento reforça o protagonismo de Mato Grosso no mercado global, especialmente em setores estratégicos como o agronegócio, que desempenha um papel central na relação comercial entre o Brasil e a China. O estado é um dos principais exportadores de grãos e proteína animal para o mercado chinês, e sua participação na feira demonstrou a força e a relevância de seus produtos em escala mundial.
Mato Grosso participou da feira pela primeira vez em 2023, em uma missão liderada pelo governador Mauro Mendes. Com a boa repercussão da participação em 2023, o estado passou a ter um estande maior e com mais destaque no ano passado. Neste ano, a ideia é ampliar ainda mais o espaço.
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, a presença de Mato Grosso entre os 30 expositores mais influentes é reflexo de uma estratégia de longo prazo, elogiada tanto no Brasil quanto na China pela capacidade de atrair investimentos e fortalecer parcerias globais. Neste ano, a ideia é ter mais espaço ainda na feira.
“Com um planejamento estratégico cada vez mais robusto, Mato Grosso vem aprimorando sua presença na CIIE, ampliando seu alcance e consolidando sua identidade. A seleção criteriosa de empresas, a personalização do estande e a realização de agendas estratégicas foram essenciais para esse resultado, demonstrando que preparação e visão de longo prazo geram impacto real”, destacou.
Servidora da Sedec que atua na China desde 2019, Ariana Guedes tem sido a responsável por fazer a ponte entre empresários mato-grossenses e chineses, além de representar o Governo do Estado em feiras, exposições e vitrines tecnológicas na Ásia. Sua atuação foi reconhecida pela Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo, que a listou entre as 50 mulheres que levam o agro do Brasil para o mundo.
Ariana destaca que a classificação de Mato Grosso entre as organizações estrangeiras mais influentes da CIIE reforça a importância do estado no cenário internacional e aumenta a responsabilidade para a edição deste ano, que também deve ocorrer em novembro.
“Estar entre as organizações estrangeiras mais influentes em um evento dessa magnitude demonstra o quanto Mato Grosso é relevante para o cenário internacional. Vamos continuar investindo na promoção dos nossos produtos e na construção de parcerias estratégicas”, afirmou.
Ela também ressaltou que o estande de Mato Grosso recebeu mais de 1.000 atendimentos qualificados e milhares de visitantes, que puderam degustar a carne mato-grossense na edição de 2024. Além disso, os visitantes assistiram a vídeos. O espaço apresentou o potencial do estado no agronegócio sustentável, tecnologia e comércio internacional, reforçando sua posição como um dos principais players globais.
Impacto da China International Import Expo
Uma das maiores feiras mundiais de negócios, a CIIE reuniu 152 países, regiões e organizações internacionais, com mais de 1.500 pequenas e médias empresas ocupando uma área de exposição superior a 47 mil metros quadrados. De acordo com o relatório, a 7ª CIIE promoveu resultados expressivos em termos de comunicação e negócios, com mais de 5 bilhões de menções na mídia mundial e 45 mil reportagens internacionais sobre o evento.
O relatório ainda apontou que a CIIE se consolida como uma plataforma crucial para fomentar a globalização econômica e atrair novos investimentos. O desempenho de Mato Grosso na edição de 2024 faz com que o estado se projete como um ator relevante no comércio global, ampliando sua capacidade de estabelecer relações comerciais sólidas e de longo prazo com mercados estratégicos como o da China.
Confira as 30 organizações estrangeiras mais influentes na CIIE 2024