Eleitores mato-grossenses com salários maiores dizem que votarão no presidente Jair Bolsonaro (PL) para um novo mandato, e aqueles com salários menores tendem a votar no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A diferença entre os candidatos nas duas camadas de renda é, no mínimo, duas vezes os pontos percentuais do primeiro para o segundo colocado.
Conforme a pesquisa Ipec, Bolsonaro é apontado como o escolhido por 67% dos mato-grossenses que ganham mais de cinco salários mínimos. Lula aparece com 22% nesta classe socioeconômica.
Por outro lado, Lula lidera com 46% das intenções de voto entre as pessoas que ganham até um salário mínimo por mês; Bolsonaro tem 22%.
A renda influencia o voto?
A distância entre eles é menor nas duas faixas salariais medianas e a liderança na intenção de votos inverte quando se aproxima da maior ou da menor.
Bolsonaro tem 46% do eleitorado com renda entre 2 e 5 salários, Lula tem 32%. Dentre os ganham entre 1 e 2 salários, Lula aparece 41% das intenções de voto, e Bolsonaro com 35%.
Fonte: O Livre