A taxa de mortalidade em adultos entre 20 e 59 anos por Covid-19, em Cuiabá, é maior do que a de idosos pela primeira vez desde o início da pandemia. Em junho deste ano, 67,4% das mortes registradas foram de adultos, enquanto 32,6% foram de idosos.
Os dados são do Informe Epidemiológico publicado pela Secretaria Municipal de Saúde, nesse sábado (3). De acordo com o boletim, desde julho do ano passado, a taxa de mortalidade entre os adultos sempre foi menor do que a de idosos, chegando a registrar, em novembro, 9,8% das mortes naquele mês. Foi o menor índice até o momento.
Com o início da campanha de vacinação na capital, os idosos, que fazem parte dos grupos prioritários, começaram a ser imunizados. A partir de fevereiro houve um declínio gradativo na taxa de mortalidade entre os idosos, enquanto a de adultos, aumentou.
De maio a junho, houve a maior queda na taxa de morte de idosos registrada até o momento. É evidente o aumento de contribuição relativa dos adultos e da redução progressiva de idosos na mortalidade geral, provavelmente pelo efeito da vacinação entre os idosos.
Já o número de internações também aumentou entre os adultos. De acordo com o informativo, a taxa de internação subiu para 77% e de idosos caiu para 22%.
Em Cuiabá foram registrados 94.596 casos de Covid-19 e 3.080 mortes pelo vírus. Atualmente, estão internados na capital, 245 pessoas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
Até 3 de julho deste ano, a Secretaria de Saúde de Cuiabá recebeu 353.473 doses de vacina contra a Covid-19. Desde 20 de janeiro, quando começou a campanha de imunização, foram aplicadas 292.316 doses, sendo 219.622 como primeira dose, 72.694 como a segunda dose e 3.921 com dose única. A quantidade aplicada representa 79,5% do total de vacinas recebidas pelo município.
Fonte: Folhamax