Um grupo de moradores realizou, no início da noite de quinta-feira (2), uma manifestação reivindicando iluminação pública em um trecho do Contorno Leste, em Cuiabá.
O protesto foi motivado pela morte do motociclista Reli Sandro Evangelista da Cruz, de 32 anos, que foi atingido por um veículo no trecho.
No início de dezembro de 2024, o ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) entregou 17,3 km de obra, prometendo uma infraestrutura com iluminação de LED, ciclovia e pista dupla.
No entanto, a obra entregue representava apenas 75% do projeto originalmente prometido.
Em vídeos que circulam nas redes sociais, moradores denunciam as condições precárias da via e cobram a implementação da iluminação pública para melhorar a visibilidade onde o acidente foi registrado.
Com cartazes e gritos pedindo por iluminação, os manifestantes posicionaram pneus na rodovia, impedindo a circulação de veículos.
“Manifestação por iluminação pública aqui no Contorno Leste, onde morreu o rapaz ontem. Vão tacar fogo nos pneus. Não está passando ninguém”, afirmou uma das motoristas que gravou a ação.
O que diz a Prefeitura
Por meio de nota, a Prefeitura de Cuiabá afirmou que, após denúncias, realizou uma vistoria em trecho da Avenida Contorno Leste, onde identificou problemas técnicos envolvendo a rede elétrica, além de ligações irregulares, conhecidas como “gatos”.
“Foi constatado que a energia havia sido improvisada por meio dessas ligações irregulares, tanto no início quanto no final do trecho recentemente inaugurado. Além disso, o fornecimento de energia foi interrompido pela Eletronorte (Eletrobras) devido a problemas técnicos e de segurança”, diz trecho do documento.
De acordo com o secretário de Obras Públicas Reginaldo Teixeira, uma equipe técnica da pasta está revisando os projetos de iluminação da rodovia.
“Caso o projeto não tenha sido devidamente aprovado, ajustes poderão ser necessários, incluindo a substituição dos postes instalados”, declarou. Fonte: Midianews
Veja o vídeo