Um grande grupo de moradores do loteamento no Contorno Leste se dirigiram para área em frente à prefeitura de Cuiabá cobrando moradias dignas. Na manhã desta segunda-feira, 15 de setembro, diversas famílias foram cobrar agilidade no processo para a doação dos lotes na região do Osmar Cabral.
As famílias protestam contra a Justiça de Mato Grosso, que determinou o cumprimento do mandado de reintegração de posse da área localizada no Contorno Leste, estabelecendo um calendário para a saída dos ocupantes. A decisão judicial prevê que os invasores têm até o dia 27 de outubro para deixar o imóvel de forma voluntária.
No último dia 3 de setembro, o prefeito Abilio Brunini (PL) afirmou que a gestão já havia encontrado uma área compatível para receber cerca de 700 famílias que ocupam a região do Contorno Leste, mas até o momento não houve a realocação dos moradores. A proposta ainda precisa ser apresentada ao Poder Judiciário e depende da decisão favorável da juíza responsável pelo caso.
A situação das famílias no Contorno Leste tem sido acompanhada pela Prefeitura em parceria com o Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT) e o Poder Judiciário. Um dos principais entraves é a divergência no número de famílias que, de fato, têm direito ao auxílio do município.

Levantamentos anteriores apontavam a presença de 1.500 a 2.000 famílias na área, mas apenas 172 constavam no demonstrativo oficial da Secretaria de Assistência Social. Diante da inconsistência, a prefeitura iniciou no último dia 16 de agosto uma força-tarefa de atualização cadastral, com as secretarias municipais de Assistência Social e de Habitação. (Estadão de MT)