Moradores de outras cidades tomam segunda dose de Astrazeneca em Cuiabá

Fonte:

A coordenadora da campanha Vacina Cuiabá – Sua Vida em Primeiro Lugar, Valéria de Oliveira, afirmou que muitas pessoas do interior do estado estão vindo à Capital receber a segunda dose da vacina AstraZeneca devido à falta do imunizante em alguns municípios.

“Antes de começar a faltar imunizantes em outras cidades, nós estávamos aplicando a segunda dose nas pessoas que tomaram a primeira em outros municípios apenas em casos excepcionais. A partir de agora, esse controle será ainda mais rigoroso, para não corrermos o risco de faltar vacina para quem tomou a primeira dose aqui”, disse Valéria.

A coordenadora ressaltou que Cuiabá ainda não recebeu todas as D2 (segunda dose) de Astrazeneca, mas que tem imunizantes suficientes pelo menos até o fim deste mês.

“Nós recebemos 153.724 doses de Astrazeneca para primeira aplicação e 112.520 para segunda, que estão sendo utilizadas. Ou seja, falta recebermos 41.204 doses de Astrazeneca para terminarmos o esquema vacinal de quem tomou a dose primeira com este imunizante. Mas todas D2 que recebemos até hoje estão asseguradas para os cuiabanos”, garantiu.

As doses são enviadas pelo Ministério da Saúde e distribuídas pelo governo estadual seguindo as resoluções pela Comissão Intergestora Bipartite (CIB)

Prefeito garante segunda dose

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) descartou a falta da segunda dose da vacina AstraZeneca. Alguns estados como São Paulo, Rio Grande do Norte, Tocantins, Rondônia e Mato Grosso do Sul suspenderam a vacinação devido à falta do imunizante.

“Novamente estamos vendo acontecer o problema de falta de imunizantes em muitos locais e mais uma vez Cuiabá está garantindo a vacina para seus cidadãos. Isso se deve à responsabilidade e seriedade com a qual as coordenação da vacinação conduz as ações”, afirmou.

O prefeito ainda respondeu às críticas de que a Capital estaria estocando doses. “Apesar das críticas infundadas de algumas pessoas que falaram que estaríamos estocando doses, mais uma vez mostramos que o gerenciamento das vacinas está sendo feito corretamente, por isso as doses para segunda aplicação que chegaram até o momento estão garantidas”, ressaltou.

Estado responsabiliza municípios por falta de doses

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SESMT) apontou que os municípios que seguiram as resoluções da CIB não estão com falta da vacina AstraZeneca para aplicação da segunda dose. “Já os municípios que contrariaram a recomendação Federal e Estadual podem sentir a falta do imunizante por terem utilizado a segunda dose como primeira”, diz trecho da nota.

Fonte: Hipernotícias