Um homem suspeito de soltar propositalmente um cachorro que atacou e matou um gato em um terreno baldio no bairro Catedral, região próxima ao conjunto habitacional Paiaguás, em Cuiabá, está sendo investigado pela Polícia Civil,
As imagens do ataque, registradas por câmeras de segurança, mostram o momento em que o homem caminhava pela rua com dois cães. Em determinado ponto, o cachorro de maior porte se solta da coleira e avança contra o gato e o mata. O vídeo causou revolta e comoção, principalmente entre tutores de animais.
Segundo informações da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), o caso chegou à polícia e que as providências foram tomadas. A delegada responsável pela investigação Liliane Murata informou que uma equipe foi até o local, conseguiu identificar o homem envolvido e deu início à investigação criminal.
“Recebemos esse caso por meio de denúncia, os vídeos chegaram até nós e imediatamente designamos uma equipe. A pessoa foi identificada e agora será instaurado um inquérito policial para apurar os fatos”, explicou a delegada.
Conforme a polícia, o suspeito utilizou o próprio cão como instrumento para cometer o crime, mesmo sabendo do comportamento agressivo do animal. Para a investigação, ele assumiu o risco do ataque, que resultou na morte do gato.
“O responsável responderá pelo crime de maus-tratos, porque se utilizou do cão como arma para atacar outro animal. A pena prevista é de reclusão de um a cinco anos e, neste caso, há o agravante do resultado morte”, destacou Liliane Murata.
O homem deverá responder criminalmente pelo caso, ficando à disposição da Justiça. Ele argumenta que não soltou o cachorro propositalmente.
A Polícia Civil reforça a importância da participação da população no combate aos maus-tratos a animais. Denúncias podem ser feitas diretamente à Delegacia de Meio Ambiente pelo WhatsApp (65) 98153-0259. (Primeira Página)
Vídeo:





