Monitoramento por vídeo revoluciona combate à violência em MT

Fonte:

Criado em 2022 por meio da Lei nº 11.766, o Programa Vigia Mais MT, desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso, transformou o cenário da Segurança Pública no Estado. Com mais de 15 mil câmeras integradas ao sistema de videomonitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), o programa já contribuiu para a solução de diversos crimes, além de possibilitar prisões de suspeitos e foragidos.

Segundo informações do Governo do Estado, desde a implantação do Vigia Mais MT, presente em 128 cidades, mais de 70 prisões foram efetuadas. Um exemplo recente ocorreu em outubro deste ano, quando quatro pessoas com mandado de prisão em aberto foram detidas em Várzea Grande, Lucas do Rio Verde e Cuiabá, em um período inferior a quatro dias.

Um dos casos que mais chocou Mato Grosso em 2024 foi o assassinato em série de três motoristas de aplicativo, na Capital e em Várzea Grande. As vítimas eram Elizeu Rosa Coelho, 58 anos, Nilson Nogueira, 42, e Marcio Rogerio Carneiro, 34, que foram sequestrados e mortos enquanto trabalhavam.

Suspeitos de matarem motoristas de aplicativo

A Polícia Civil do Estado prendeu um homem de 20 anos e apreendeu dois menores envolvidos no crime. As câmeras do Vigia Mais MT registraram os suspeitos, auxiliando diretamente nas investigações. Em uma das imagens, o trio chegou a ser flagrado dançando após um dos assassinatos.

Relembre clicando aqui.

Outro caso envolvendo o programa foi a prisão de um foragido da Justiça na Avenida Isaac Póvoas, região central de Cuiabá, em julho deste ano. Nas imagens, o homem aparece sendo abordado por dois policiais em um ponto de ônibus e conduzido até a viatura da Polícia Militar sem oferecer resistência.

Reconhecimento facial

O Vigia Mais MT funciona por meio da instalação de câmeras de monitoramento com tecnologia de reconhecimento facial, capaz de identificar criminosos procurados. Ao detectar um rosto com alerta, o sistema aciona imediatamente a guarnição mais próxima, que realiza a abordagem, como ocorreu nesse caso.

Além de auxiliar na resolução de homicídios e na captura de foragidos, o programa contribui para a recuperação de veículos roubados ou furtados. Entre janeiro de 2024 e outubro de 2025, foram recuperados 26 veículos circulando em Mato Grosso com placas clonadas. Somente neste ano, 17 veículos foram recuperados, enquanto nove já haviam sido localizados no ano passado, segundo dados do Ciosp.

Referência nacional

O sucesso do Vigia Mais MT serviu de inspiração para o Senado Federal, que avalia a criação de um programa similar em âmbito nacional. O Projeto de Lei nº 3.639/2024, proposto pela ex-senadora Rosana Martinelli, prevê o compartilhamento de imagens de câmeras de segurança públicas e privadas para o combate à criminalidade. A proposta, baseada no programa de Mato Grosso, está em tramitação. (Repórter MT)