Ministros projetam Lucas como pólo do desenvolvimento do agronegócio

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“Lucas do Rio Verde, no futuro, vai ser o grande entroncamento ferroviário brasileiro”. A fala é do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, em uma live com a ministra Tereza Cristina, do Ministério da Agricultura, sobre os desafios da logística do agronegócio no Brasil. Na conversa, o ministro projeta Lucas como o grande pólo do desenvolvimento do agronegócio no país, com ferrovias interligadas que servirão para escoar a safra agrícola dos produtores mato-grossenses.

“Vou levar essa ferrovia até Lucas do Rio Verde, que no futuro vai ser o grande entroncamento ferroviário brasileiro. Vai ser a nova Bauru. Nós vamos ter a Ferrogrão, a Fico e a Ferronorte se conectando lá em Lucas do Rio Verde. Nós vamos dar três opções diferentes de operador ferroviário para o produtor de Mato Grosso”, disse o ministro.

Os planos do Ministério da Infraestrutura prometem revolucionar a logística brasileira e o setor do agronegócio, possibilitando a diminuição dos custos de produção e tornando o país mais competitivo no mercado internacional.

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Com essa afirmação do ministro, Mato Grosso recebe sua segunda maior notícia no setor em menos de 15 dias. A primeira foi em 29 de julho, quando o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou a prorrogação da concessão da Vale com a contrapartida de investimentos na construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) no trecho de Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT). Este é um investimento privado de R$ 2,73 bilhões para a ampliação da malha férrea brasileira.

“A perspectiva para o Brasil nos próximos anos é muito boa. O avanço na infraestrutura e logística e a simplificação e eficiência do sistema tributário com a reforma que se aproxima são legados para o futuro que temos orgulho de participar ativamente. A fala do ministro nos traz a tranquilidade de saber que estamos no caminho certo”, afirmou Neri Geller, coordenador da Bancada de Mato Grosso no Congresso Nacional.

De acordo com Geller, a infraestrutura tem recebido atenção especial desse Governo e mudará, em definitivo, a realidade da malha rodoferroviária do país.

“Estive com  o ministro Tarcísio e tratamos de toda a questão das rodovias e ferrovias. A Malha Paulista, por exemplo, será a espinha dorsal que ao se integrar com a Norte-Sul, transformará a logística do Brasil. Tratamos sobre a Rumo (de Rondonópolis a Lucas do Rio Verde) e a Ferrogrão de Miritituba até o Médio-Norte. São avanços significativos que o Governo Federal está promovendo em infraestrutura e isso elevará muito o potencial de escoamento da produção agrícola do país. São obras que refletirão diretamente em mais produção, mais emprego, mais renda, mais crescimento econômico para o Brasil”, disse parlamentar.

Fonte: PNB Online