O ministro da Defesa, General Azevedo e Silva, garantiu, em reunião com a bancada Federal de Mato Grosso, a confirmação de que o exército vai implantar o 9º Batalhão de Engenharia e Construção (9º BEC) em Sinop (500 km de Cuiabá).
A garantia para o município, foi em resposta positiva após a entrega da certidão de viabilidade para construção da sede no município, feita em mãos no mês passado ao Exército, em Brasília, pelo Prefeito Roberto Dorner.
O 9º BEC, como é conhecido, será construído em uma área de 175 hectares, localizada no bairro Alto da Glória, às margens da BR-163. Além do batalhão, o projeto prevê, para Sinop, a construção da vila militar.
O investimento total é de cerca de R$188 milhões de reais. Para Roberto Dorner, A instalação do 9º Batalhão de Engenharia em Construção em Sinop trará muita viabilidade logística.
“Esse será um grandioso investimento e que trará inúmeros benefícios para a economia da nossa cidade, além da segurança e mão de obra de qualidade”, destacou.
A decisão foi um aval político-administrativo, que agora aguarda a aprovação de R$ 20 milhões em emendas de bancada para a licitação e início das obras.
Para levantar o montante, foi agendada para a próxima quarta-feira (17) uma reunião com toda a bancada, em busca de apoio às emendas apresentadas. Atualmente a sede está localizada em Cuiabá, e a mudança para Sinop foi decidida pelo alto comando do Exército, atendendo a estratégia nacional de defesa e as necessidades operacionais do Exército.
O Plano apresentado prevê a conclusão total das obras em 2025. Participaram da reunião, na qual foi feito o comunicado pelo Ministro, garantindo a implantação em Sinop, o senador Wellington Fagundes, deputado Dr. Leonardo e generais do Departamento de Engenharia e Construção.
Fonte: Repórter MT