Ministério proíbe consumo de café fabricado em cidade de MT

Fonte:

O Ministério da Agricultura e Pecuária divulgou nesta sexta-feira (2) uma nova lista de lotes de café torrado considerados impróprios para consumo. Dezesseis marcas de café foram desclassificadas, sendo uma da cidade de Sorriso, em Mato Grosso.

Foram detectadas matérias estranhas, impurezas ou elementos estranhos acima do limite permitido. Os pacotes devem ser recolhidos pelas empresas responsáveis. A lei obriga que o recolhimento seja feito em casos de “risco à saúde pública, adulteração, fraude ou falsificação de produtos”.

Se o consumidor encontrar um destes lotes sendo comercializado, pode comunicar o Ministério da Agricultura pelo canal Fala.BR, informando o estabelecimento que estava vendendo o produto.

A pasta recomenda que os clientes que já adquiriram estes cafés não consumam os produtos. As pessoas podem solicitar a substituição da compra, conforme determinado pelo Código de Defesa do Consumidor.

Fiscalizações incluíram atendimento às denúncias feitas pela população. Em março, o ministério realizou uma operação intensiva para avaliação de lotes de café e, desde então, tem feito fiscalizações e outras incentivadas por denúncias de consumidores.

No início de julho, o governo havia divulgado uma lista com outros 24 lotes considerados impróprios. Na época, o UOL explicou o que são os itens irregulares encontrados nos produtos.

Lista de produtos impróprios para consumo

Café Oba Oba Sorriso: Lote 0046 tem presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite legal e era vendido em Mato Grosso.

Café Exemplar: Lote 04ABR24 tem presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite legal e era vendido em São Paulo.
Café Matão: Lote FAB 10/02/24 tem presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite legal e era vendido em São Paulo.
Café Belo tinha presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite legal e estava na própria empresa responsável, na Bahia. O lote não foi informado.
Café Moreno tinha presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite legal e estava na própria empresa responsável, na Bahia. O lote não foi informado.
Café Pureza tinha presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite legal e estava na própria empresa responsável, na Bahia. O lote não foi informado.
Café Terra da Saudade: Lote 547 tem presença de matérias estranhas e impurezas.
Café Góes Tradicional a Vácuo: Lote 26 tem presença de matérias estranhas e era parte de uma licitação para um órgão público de São Paulo.
Café Serra do Brasil: Lote 0056 tem presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite legal e era vendido em Goiás.
Café Cambeense: Lote 04122023 tem presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite legal e era vendido no Paraná.
Café Dourados: Lote 16 tem presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite legal e era vendido no Mato Grosso do Sul.
Café do Norte: Lotes 10 e 12 têm presença de elementos estranhos e eram vendidos no Amazonas.
Café Salute: Lote 25 tem presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite legal e era vendido em Goiás.
Café Ivaporã tem presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite legal e era vendido no Paraná. O lote não foi informado.
Café Terra da Gente: Lote 0252404 tem presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite legal e era vendido em São Paulo.
Café Dona Filinha: Lote 063 tem presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite legal e era vendido em Goiás.

Fonte: Folhamax