Mídia nacional destaca: Quem é Abílio Brunini, prefeito eleito em Cuiabá

Fonte:

O deputado federal Abílio Brunini (PL) foi eleito prefeito em Cuiabá (MT) no segundo turno neste domingo (27). Com 171.324 votos (53,8% dos votos válidos), ele concorria com o deputado estadual Lúdio Cabral (PT), que obteve 147.127 votos (46,2%).

Apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, Brunini chegou a receber a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro para comício na capital do Estado. Ele é arquiteto e atua como deputado federal desde o ano passado. No primeiro turno das eleições municipais realizado no começo do mês, o parlamentar recebeu 39,61% dos votos e foi o candidato mais votado.

Brunini substitui Emanuel Pinheiro (MDB), que atuou como prefeito de Cuiabá por dois mandatos. No segundo turno, a capital mato-grossense registrou 25,73% de abstenções.

Carreira

Atual deputado federal por Mato Grosso, o arquiteto de 40 anos começou a carreira política ao se eleger vereador de Cuiabá pelo Partido Social Cristão (PSC) em 2016, mas teve o mandato cassado por quebra de decoro parlamentar em razão de supostas agressões verbais a colegas. Depois de uma disputa judicial, voltou a ser considerado ficha limpa e, já no PL, foi eleito deputado federal em 2022.

Assim, ele será mais um prefeito de capital egresso do bolsonarismo. No primeiro turno, ele recebeu a visita do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que disse que havia separado o “filé” da campanha eleitoral para Cuiabá. Em propaganda eleitoral, Brunini também teve a participação da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. No segundo turno, contou com o apoio do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil).

No site oficial da candidatura, Brunini afirma que seus posicionamentos seguem os valores “pró-vida, pró-conservadorismo, luta pela defesa pessoal e propriedade privada, pró-empreendedorismo, a favor da educação e da escola sem partido, em defesa do SUS e da saúde pública funcionando de forma correta, pela manutenção da liberdade pessoal do indivíduo e pela liberdade religiosa”. Na biografia de sua conta do Instagram, se define como “odiado pelos corruptos”.

Esta não foi a primeira vez que Brunini disputa a Prefeitura da capital mato-grossense. Nas eleições de 2020, quando era filiado ao Podemos, chegou a ficar no primeiro lugar no primeiro turno, mas perdeu no segundo para o atual prefeito, Emanuel Pinheiro (MDB), que conseguiu 51,17% dos votos.

Nome completo

Abilio Jacques Brunini Moumer

Data de nascimento

31/01/1984 (40 anos)

Profissão

Arquiteto

Já foi eleito anteriormente?

Abilio se formou em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cuiabá em 2012. Sua carreira política começou em 2016, quando foi eleito vereador de Cuiabá pelo Partido Social Cristão (PSC) e, em 2022, deputado federal pelo estado de Mato Grosso.

Filiado a qual partido?

O candidato é filiado ao Partido Liberal (PL) desde 2022.

Quais partidos apoiam a candidatura?

Além do PL, a candidatura de Abilio conta com o apoio da coligação com o partido NOVO.

Quem é a candidato a vice em sua chapa?

Sua candidata a vice-prefeita é a tenente-coronel Vânia, que faz parte do partido (NOVO).

Fontes: Estadão/CNN/Uol