Michelle Bolsonaro participa de evento para instalação do Centro do Autista em Cuiabá

Fonte:

Em momento a portas fechadas, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) passou por Cuiabá na manhã deste sábado (12), onde foi recebida pelo prefeito Abilio Brunini (PL) e a vereadora e primeira-dama Samantha Iris (PL) na prefeitura. Recepcionada por uma comitiva de autoridades locais, Michelle participou de um ato simbólico que firma a intenção de implantar o futuro Centro de Referência do Autista na Capital.

Michelle desembarcou no Aeroporto Marechal Rondon por volta das 10h e de lá já seguiu em comitiva para Cuiabá. A vinda da autoridade à Capital gerou intervenção no trânsito, visto que as vias ao redor do Palácio Alencastro ficaram bloqueadas, afim de facilitar o acesso de lideranças à prefeitura para as boas-vindas à presidente do Partido Liberal Mulher.

Michelle optou por não ceder entrevista à imprensa durante a visita. A esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpre agenda no período da tarde em Primavera do Leste (243 km de Cuiabá).

Já o marido de Michelle, o ex-presidente Jair Bolsonoro (PL), que viria a Mato Grosso na próxima semana, para participar de feira agropecuária em Sinop (480 km de Cuaibá), não deve ter alta para estar presente. Ele está hospitalizado em Natal (RN), depois de passar mal.

A reunião com Michelle ainda contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), além das parlamentares Dra. Mara (Podemos), Baixinha Girardelli (SD) e diversas representantes do Executivo municipal.

Estiveram presentes Hadassah Suzanah, secretária da Mulher; Juliana Palhares, da Ordem Pública; Ana Karla Costa, responsável pela Comunicação; coronel Vânia, que responde pela Assistência Social e é também vice-prefeita da capital; e Michelle Deher da pasta de Habitação. A primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, também acompanhou a agenda.

O ponto alto da visita foi a assinatura de uma manifestação que “dispõe sobre manifestação de interesse visando formalizar os esforços necessários em prol do apoio à implantação e fortalecimento do futuro Centro de Referência do Autista de Cuiabá, com vistas à promoção da inclusão, do atendimento especializado e da defesa dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”.

Michelle Bolsonaro, que tem se notabilizado por seu trabalho voltado à inclusão de pessoas com deficiência e causas sociais durante sua atuação pública, reafirmou seu compromisso com as famílias atípicas. “É uma honra estar em Cuiabá para apoiar esse passo tão importante. A construção de um Centro como este representa esperança, dignidade e respeito às pessoas com TEA”, declarou a primeira-dama.

Durante o evento, Abilio destacou a importância da visita de Michelle Bolsonaro e fez questão de relembrar a trajetória da deputada federal Amália Barros, falecida em 2024. “A presença da Michelle aqui tem um simbolismo muito forte. Ela representa a continuidade de um trabalho que foi também da nossa querida deputada Amália Barros, que tanto lutou pela inclusão. Hoje também celebramos o protagonismo da nossa primeira-dama e vereadora Samantha Iris, mãe atípica, que sonhou, idealizou e batalhou por esse projeto da Casa do Autista”, afirmou o prefeito.

Samantha Iris, visivelmente emocionada, destacou a importância do momento. “Agora, a criação da Casa do Autista é um compromisso de todos nós. Não é mais um sonho individual, é uma responsabilidade coletiva”, declarou.

A iniciativa é vista como um marco para a capital, que pretende ampliar a rede de apoio e atendimento especializado às pessoas com autismo, garantindo mais acesso a serviços públicos e políticas inclusivas. O Centro deverá funcionar como um polo de referência para diagnóstico, acompanhamento e orientação de famílias, contribuindo diretamente para a qualidade de vida dos atendidos.

Com a formalização da disposição, o município de Cuiabá dá início aos trâmites técnicos e políticos para a futura instalação da Casa do Autista, que poderá se tornar modelo para outras cidades brasileiras. (Leiagora)